Estado e municípios poderão ter acesso a recursos federais para ações de socorro, combate ao fogo, restabelecimento de serviços essenciais à população, reconstrução de estruturas públicas, entre outras ações

Foto: Reprodução.

Conforme portaria publicada em edição extra do Diário Oficial da União nesta segunda-feira, 14, o Ministério do Desenvolvimento Regional reconheceu a situação de emergência em Mato Grosso do Sul, em razão dos incêndios que atingem o Pantanal.

O documento foi assinado pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, que viajou até a região.   

Agora o governo do estado e as prefeituras poderão ter acesso a recursos federais para ações de socorro, combate ao fogo, restabelecimento de serviços essenciais à população, reconstrução de estruturas públicas danificadas, entre outras ações.

A estiagem e os incêndios vêm alterando a paisagem em Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul. Mais de 2,5 milhões de hectares já foram destruídos pelas chamas. Entre o mês de janeiro e este domingo, 13, foram registrados 14.489 focos de incêndio na região, enquanto que no mesmo período do ano passado, foram 4.699 focos.

(Com informações da Agência Brasil)