Em carta, deputado goiano pede desculpas à China pelo posicionamento do governo Bolsonaro

“Governos no Brasil são temporários, ao passo que os laços entre chineses e brasileiros são superiores à transitoriedade dos mandatos presidenciais”, afirma Elias Vaz

Foto: Reprodução

O deputado federal Elias Vaz (PSB) enviou uma carta ao presidente da República Popular da China, Xi Jinping, com um pedido de desculpas pelo posicionamento do governo Jair Bolsonaro. O ofício cita o impasse diplomático que tem impedido a disponibilização do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), princípio ativo da Coronavac, ao Brasil.

Em ofício endereçado ao embaixador da República Popular da China, Yang Wanming, o deputado goiano solicita que se faça chegar às mãos do presidente Xi Jinping a correspondência manifestando respeito e solidariedade ao povo chinês. Elias argumenta que os governos no Brasil são temporários, “ao passo que os laços entre chineses e brasileiros são superiores à transitoriedade dos mandatos presidenciais”.

Na carta endereçada a Xi Jinping, Elias Vaz pede desculpas em nome da nação brasileira e de Goiás pela forma como o presidente, seus filhos e uma minoria que compõe a chefia de estado nacional têm se dirigido à República Popular da China. “De imediato cumpre-me destacar que as declarações e comportamento de nosso presidente em hipóteses alguma reflete a opinião de nossa nação”, diz.

“Em vista destas considerações é que, além do pedido humilde de desculpas por todas as declarações infelizes e inconsequentes produzidas pelo chefe da Nação, rogamos todo o esforço possível para interceder junto ao governo chinês e o empresariado local para que se desfaça qualquer impasse diplomático que tem impedido a chegada do Ingrediente Farmacêutico ativo (IFA), o principio ativo da Coronavac, possibilitando que os nossos nacionais tenham acesso a vacina”, pede o parlamentar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.