Em caráter emergencial, UFG inicia testagem para Covid-19 em Goiânia neste final de semana

“É bem provável que o número de casos aumente, mas não só porquê ampliamos a quantidade de testes, mas também pela queda no índice de isolamento social”, diz superintendente de vigilância em Saúde de Goiânia, Yves Mauro Ternes

Em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), a prefeitura de Goiânia dará início a uma nova sequência de testes para Covid-19, em caráter emergencial, neste final de semana. A ideia é conseguir desafogar a grande demanda atendida pelos laboratórios da rede privada que se encontram sobrecarregados.

Segundo o superintendente de vigilância em Saúde de Goiânia, Yves Mauro Ternes, essa parceria foi firmada recentemente. O acordo prevê que seja findado um convênio com a universidade que passará a realizar a testagem nas unidades de urgência administradas pela prefeitura.

“Acredito que já na próxima semana essa contratação já esteja finalizada e a Universidade passe a ter acesso aos recursos financeiros para aquisição dos insumos necessários. Porém, até que isso aconteça eles seguirão nos atendendo de maneira emergencial, dando apoio ao laboratório que encontra-se sobrecarregado”, explicou.

E continuou: “Esse apoio é fundamental. Graças a união de forças dos gestores teremos a oportunidade de fazer com que isso aconteça”. Segundo o superintendente, é esperado que o número de casos aumente após a o início das testagens pela UFG.

“Quanto mais se investiga, mais a gente encontra [casos positivos da doença]. É bem provavel que o número de casos aumente, mas não só porquê ampliamos a quantidade de testes, mas também pela queda no índice de isolamento social. Com isso, temos uma maior possibilidade de circulação e transmissão da doença”, disse.

Os novos testes disponibilizados pela Universidade são do estilo RT-PCR, ou seja, “aqueles coletados na nasofaringe do paciente para detectar a fase aguda da doença”. Serão testados, segundo ele, apenas os pacientes com sintomas gripais que procurem as unidades de urgência vinculadas à prefeitura de Goiânia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.