Marconi e Iris: candidatos ao governo de Goiás trocam farpas sobre a região do Entorno de Brasília

Tucano prometeu que ao lado do presidenciável Aécio Neves (PSDB), a extensão do BRT entre Santa Maria e Luziânia vai sair do papel de uma vez por todas. Já o candidato peemedebista apontou falhas na segurança pública e na infraestrutura

destaque

Coligação Garantia de Um Futuro Melhor para Goiás e coligação Amor por Goiás visitam Entorno do Distrito Federal | Foto: Divulgação

O governador e candidato à reeleição Marconi Perillo (PSDB) participou, neste domingo (17/8), de campanha da coligação Garantia de um Futuro Melhor para Goiás no Entorno do Distrito Federal. O tucano, acompanhado de candidatos das chapas proporcionais e lideranças políticas locais, visitou as cidades de Formosa, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso de Goiás e Padre Bernardo e destacou que terá um “compromisso especial” para estes municípios. O governadoriável criticou seus adversários políticos. “Nós não somos candidatos ‘Copa do Mundo’, que só aparecem de quatro em quatro anos para pedir votos e que nunca fizeram nada pelo Entorno”, disse.

O candidato a governador e principal adversário de Marconi Perillo, Iris Rezende (PMDB), também visitou os municípios do Entorno do Distrito Federal neste final de semana. A coligação Amor por Goiás passou por Luziânia, Jardim Ingá, Cidade Ocidental, Valparaíso e Novo Gama e garantiu uma força-tarefa pelo desenvolvimento da região. “Não podemos admitir que essa região continue no esquecimento. Esses municípios também merecem atenção e um governador para exigir que o governo federal e o governo do DF direcionem investimentos e viabilizem o progresso”, destacou o peemedebista.

Iris disse também que a região é a “terra do nem – nem Goiás, nem Brasília”. O candidato oposicionista salientou que as cidades do Entorno cresceram e que precisam de infraestrutura que acompanhe este crescimento. “Vou liderar o que for necessário para dar dignidade aos moradores do Entorno. Vou cobrar a responsabilidade de todos e não vou permitir este descaso nas barbas de Brasília, da União e do governo de Goiás”, pontuou.

Em Valparaíso, Marconi Perillo enumerou os benefícios e obras que seu governo executou na cidade. “Em nossas gestões, o Entorno de Brasília deixou de ser um local esquecido. Já investimos aqui mais de R$ 750 milhões para garantir o desenvolvimento e diminuir as desigualdades sociais”, lembrou.

Na cidade de Formosa, o prefeito Itamar Barreto (PSD) recebeu Marconi Perillo e afirmou que a base governista será bem votada no município. “Quem planta, colhe. E Marconi tem feito muito pela cidade, por isso acreditamos na sua vitória”, assegurou em tom esperançoso.

Demandas da região: segurança e saúde

Iris Rezende se disse disposto a lutar pelas demandas da região, pela evolução dos municípios e pelo fim da violência, que, segundo ele, amedronta a população. “As pessoas não podem ficar na posição de refém da bandidagem. Vamos priorizar a segurança pública, vamos dobrar o efetivo da polícia, aumentar o salário destes profissionais, capacitá-los e, então, assistir o melhor desempenho de suas funções, pois estarão motivados. Quem não terá mais motivação por aqui é criminoso”, prometeu.

O peemedebista lembrou que a carência estrutural, vista na área da segurança pública, se estende à educação e saúde. “Até hoje, as crianças e os jovens não contam com escolas em tempo integral e com ensino público de qualidade. Vamos implantar essas escolas, pois, sem educação, não há futuro”, afirmou.

Já o candidato tucano garantiu que vai construir um hospital de urgências na divisa de Valparaíso e Novo Gama. “Nós revolucionamos a Saúde do Estado com a administração eficaz das Organizações Sociais (OSs) e estamos levando para todas as regiões do Estado hospitais padrões”, celebrou.

Transporte público no Entorno

estao tipo

Projeto do BRT no Entorno

Em Valparaíso, o tucano assegurou que, mesmo não estando sob responsabilidade do governo estadual, a sua gestão contribuiu para a melhoria do transporte público da região.  “Fizemos o projeto do BRT, que vai acabar de vez com todo esse sofrimento”, disse Marconi Perillo salientando também que a eleição de Aécio Neves (PSDB) para presidente contribuirá para a efetivação do projeto.

No final do mês passado o governador encaminhou um ofício a presidente Dilma Rousseff (PT) solicitando a liberação de recursos na ordem de R$ 901 milhões provenientes do Orçamento Geral da União, para Apoio a Sistemas de Transporte Público Coletivo Urbano do Ministério das Cidades, para a execução das obras de extensão do corredor de transporte BRT entre Santa Maria, no Distrito Federal, e Luziânia, em Goiás.

Segundo dados da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), aproximadamente 600 mil pessoas fazem o trajeto entre as cidades do entorno à capital federal diariamente.

Para sanear a questão do transporte, uma das principais reivindicações apontadas pelos moradores do Entorno, Iris Rezende disse que vai construir um metrô que atenda as cidades da região. “A solução para o transporte deve ser definitiva. Com o metrô, por exemplo, os que trabalham em Brasília poderão se deslocar com mais rapidez, conforto e por um preço bem menor”, prometeu.

Campanha pelo interior

campanha entorno

Principais candidatos ao governo de Goiás em visita pelo Entorno | Foto: Divulgação

Segundo a coordenação de comunicação, as carreatas da coligação Garantia de Um Futuro Melhor para Goiás que ocorreram neste domingo em Formosa e Santo Antônio do Descoberto reuniram mais de 1,5 mil veículos nos dois municípios.

Prefeitos de municípios vizinhos também marcaram presença nas carreatas. Antônio Cardoso (PSL), de Cabeceiras, destacou que fez questão de comparecer para demonstrar publicamente que apoia o projeto de reeleição do governador. “Precisamos que ele continue à frente do Estado para que possa fazer ainda mais por Goiás”.

No dia 8 deste mês o candidato à reeleição Marconi Perillo abriu sua participação em carreatas na cidade de Hidrolândia. De acordo com o tucano, a coligação encabeçada pelo PSDB já passou por 50 cidades do interior e pretende, antes do final deste mês, visitar cerca de 120 munícipios.

Já nas carreatas da coligação Amor Por Goiás, o candidato peemedebista esteve acompanhado do candidato ao Senado Ronaldo Caiado (DEM), da deputada federal Iris Araújo (PMDB) e do candidato a deputado estadual e ex-secretário de Segurança Pública, Ernesto Roller (PMDB).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.