Em Brasília, presidente do FNDE faz compromissos com prefeitos goianos

Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação firmou compromisso para instituir 30% de correção no valor das merendas escolares em Goiás

Divulgação

Divulgação

O deputado federal Roberto Balestra (PP) promoveu audiência pública entre o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Gastão Vieira, e prefeitos eleitos em 2016, vereadores, secretários de educação e vice-prefeitos de 70 cidades goianas no fim da tarde desta quinta-feira (17/11), em Brasília. Durante o encontro, o presidente do órgão fez compromissos para a área da Educação e deixou técnicos à disposição dos participantes para dar dicas e sanar dúvidas sobre os programas e demandas que são de responsabilidade do Fundo.

Na ocasião, Vieira fez o compromisso com os representantes das cidades de instituir 30% de correção no valor das merendas escolares, além de se empenhar para levar os recursos destinados ao transporte de alunos que hoje é ofertado ao estado para as prefeituras. “Quem cuida do transporte de alunos hoje acaba sendo as prefeituras. Não tem porque esse dinheiro continuar a ser enviado ao Estado.”

Outra garantia levantada pelo presidente é prorrogar para o próximo ano os termos de compromisso firmados de agosto a dezembro entre o FNDE e as prefeituras. A ação visa evitar problemas futuros para a área da Educação municipal. “Quando vocês assumirem seus mandatos, terão tempo para concluir as obras pendentes. Não é interessante para nós termos obras inacabadas. Queremos escolas acolhendo alunos”, afirmou.

Gastão Vieira enalteceu o trabalho de Balestra, que, para ele, é um parlamentar responsável e competente. “Vocês estão em boas mãos. O deputado Balestra sempre esteve conosco, sempre colaborou conosco. Vamos analisar como atribuir recursos aos objetos de emenda do deputado”, garantiu.

O deputado, à frente dos futuros gestores, reiterou a necessidade de os prefeitos eleitos procurarem se manter longe da inadimplência com o poder público. “Mesmo que o antigo prefeito seja amigo de vocês, caso haja dívida para a prefeitura, é fundamental que procurem a Justiça. Aquele que não entende isso, não é político”, disse. A preocupação de Balestra é com o corte de benefícios que os municípios podem ter com a existência de dívidas públicas.

Roberto Balestra agradeceu o espaço disponibilizado pelo FNDE e elogiou os projetos e a receptividade de Gastão Vieira.

No início deste mês, o deputado já havia articulado um encontro entre o presidente do FNDE e os prefeitos de Vianópolis e Palminópolis, Issy Quinan Júnior (PP) e Euripedes Custodio Borges (PTB), para discutir problemas pontuais dos dois municípios. Desta vez, o encontro ocorreu em uma escala bem maior e lotou o auditório do FNDE.

Deixe um comentário