Em Brasília, Caiado promete tornar Goiás referência em políticas sociais

Governador participou da abertura oficial do Seminário Internacional da Primeira Infância

Primeira dama, Gracinha Caiado (centro), participou do seminário, em Brasília. Foto: Divulgação

Em viagem a Brasília, nesta terça-feira, 12, o governador Ronaldo Caiado (DEM), disse que Goiás se tornará referência no País no segmento de políticas sociais. Ele, que participou da abertura oficial do Seminário Internacional da Primeira Infância, promovido pelo Ministério da Cidadania, exclamou, também que isso ocorrerá após “derrubar as desigualdades regionais e dar um tratamento digno ao povo”.

Na ocasião, foi assinado, para execução em Goiás, a partir de junho, o termo de reafirmação de compromisso para realização do programa Criança Feliz.

ICMC

O democrata também falou sobre o recém-lançado Índice Multidimensional de Carência das Famílias (ICMC), durante abertura do evento. Os dados colhidos servirão para combater problemas sociais nos municípios do Estado.

“Não identificamos apenas a renda como fator determinante, mas as casas que não têm sequer estrutura de banheiro, de energia elétrica. Também as condições de educação para as crianças e a convivência entre pais e filhos.”

Seminário

Além do governador e a primeira dama, Gracinha Caiado, o seminário reuniu especialistas nacionais e internacionais com objetivo de discutir não só políticas públicas, mas também atendimento às crianças em seus primeiros anos de vida. Também participaram o ministro da Cidadania e anfitrião do evento, Osmar Terra; o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta; a primeira-dama Michelle Bolsonaro e o deputado federal José Medeiros.

“É na primeira infância que podemos prevenir ou amenizar os danos causados por doenças, terríveis, às vezes, e que colocam as pessoas sempre em uma situação de muita fragilidade e vulnerabilidade”, destacou Osmar Terra.

Michelle Bolsonaro, em sua fala, apontou a importância de desenvolver políticas públicas focadas na primeira infância. Segundo ela, este momento tem “potencial para gerar grandes transformações sociais, sobretudo nos resultados da educação, redução de desigualdades e da saúde humana”.

Programa Criança Feliz

Sobre o programa Criança Feliz, assinado pelo governador Ronaldo Caiado e que será executado a partir de junho, este, atualmente, existe em 2.622 cidades do Brasil. A proposta promove o atendimento de 518.414 indivíduos, por meio de 12 milhões de visitas. Segundo informações oficiais do governo, em Goiás o projeto vai estimular o desenvolvimento de crianças desde a gestação. O objetivo é atender menores de famílias que recebem o benefício do Programa Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.