Em bate-papo com internautas, Marconi promete criação de vinte grandes centros culturais

Acompanhe as principais propostas para a área cultural dos candidatos ao governo do Estado de Goiás

O candidato ao governo do Estado, Marconi Perilo (PSDB), realizou um bate-papo nesta última quinta-feira (28/8) tematizando a cultura em Goiás. Ao lado do artista plástico, Siron Franco, o peessedebista prometeu a construção de 20 grandes centros de cultura e convenções para os municípios goianos.

Marconi também prometeu durante a discussão online, a transformação dos prédios históricos da Praça Cívica em museus, entre estes, o Palácio das Esmeraldas. De acordo com o candidato, esse é a sua proposta para a revitalização do centro histórico de Goiânia.

Propostas para cultura

As propostas para o setor cultural se diferem muito de candidato para candidato. Weslei Garcia (Psol), por exemplo, deve popularizar as bibliotecas públicas nos municípios, caso seja eleito. Ele também promete a criação de cine-teatros públicos com moldes desenvolvidos por Paulo Freire, na cidade de Recife, e também a integração dos sistemas culturais e educacionais.

O petista Antônio Gomide propõe uma proximidade nas ações do governo federal. O candidato cita em sua proposta os programas Cultura Viva, Mais Cultura e o Vale Cultura, inseridos no governo do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva e da atual presidente, Dilma Rouseff.

Alexandre Magalhães (PSDC), propõe, principalmente, a revitalização e manutenção das cidades históricas do Estado. Ele também pretende dar atenção aos novos artistas como forma de incentivo à cultura atual.

Iris Rezende (PMDB) pontuou entre suas propostas o fortalecimento das políticas de incentivo fiscal em apoio à cultura. Entre os projetos, o candidato também cita um programa de mutirão cultural pelo Estado, onde os artistas visitam os municípios goianos com seu trabalho cultural.

O candidato Vanderlan Cardoso (PSB) pretende implementar um novo Plano Goiano de Cultura em Goiás. Ele também afirma que irá restaurar e promover os centros museológicos no Estado.

A candidata Marta Jane (PCB) foi procurada pelo Jornal Opção Online, mas até o momento da publicação desta matéria não se pronunciou quanto as propostas para cultura no Estado.

Deixe um comentário