Em Anápolis, Caiado entrega obra da Saneago e 59 ônibus para transporte escolar

16 maio 2023 às 13h20

COMPARTILHAR
Com informações de Cilas Gontijo
O governador Ronaldo Caiado (UB) cumpriu agenda em Anápolis, na manhã desta terça-feira, 16, onde entregou obra da Saneago que atenderá 30 bairos locais, além de 59 ônibus de transporte escolar que serão destinados a 54 municípios do Estado.
No início da manhã, o governador garantiu incremento na oferta e reservação de água tratada, por meio de um conjunto de obras da Saneago no valor de R$ 113 milhões. Os novos reservatórios fazem parte do planejamento da Saneago para expandir o sistema de abastecimento de água em Anápolis. As unidades Aeroporto, Calixtópolis e Recanto do Sol trazem como benefício o aumento da capacidade de armazenamento e da disponibilidade de água, assim como o aumento no número de famílias atendidas com o serviço.
As estruturas, inclusive, já estão em estão em pleno funcionamento. Para o presidente da Saneago, Ricardo Soavinski, a entrega é de extrema importância para que não falte água nas torneiras, mesmo durante a estiagem.
“Quando montamos boa estratégia e administramos com zelo, tudo dá certo. Estamos colhendo o resultado de muito esforço. Tem muito pela frente. O que fizemos foi um trabalho de curto prazo, uma ETA (Estação de Tratamento e Abastecimento) compacta, um aumento de bombeamento de água do Piancó e do Capivari, os poços e um reforço na distribuição e conexão com o Daia, para abastecer a região Sul de Anápolis. Já são dois anos sem estiagem. Não deixamos faltar água”, comemorou Ricardo Soavinski. Ainda segundo o presidente da Saneago, Anápolis saltou de 67% para praticamente 84% de cobertura no tratamento de esgoto.
O governador também falou sobre a responsabilidade com a cidade. “Anápolis é fundamental para que a Saneago consiga atender também outros municípios, para que a gente possa ter investimentos nos 224 municípios que representamos no estado de Goiás, sendo responsável pelo tratamento de água e de esgoto” disse Caiado.
O prefeito Roberto Naves também participou da cerimônia agradeceu pelo investimento do Governo de Goiás. Para Naves, é uma alegria entregar para o município obras que foram prometidas à população após estar prestes a pedir a saída da Saneago da região. “Quando teve o problema da água, sentamos e resolvemos”, enfatizou o prefeito. Após o evento, Roberto Naves acompanhou o secretário da Infraestrutura, Pedro Sales, em encontro da Goinfra no município.
Transporte escolar

Além da entrega da obra de saneamento, o governador também entregou 59 ônibus destinados ao transporte de estudantes em 54 municípios do estado. O financiamento dos ônibus é resultado de iniciativa conjunta de deputados federais e senadores, por meio de emendas parlamentares, com recursos do governo estadual.
Segundo a secretária de educação de Goiás, Fátima Gavioli, o critério de distribuição foi baseado nas propostas dos parlamentares. “A maioria trabalha suas bases, mas alguns deles consultam a Seduc para ver se algum prefeito está pedindo recursos, para que a gente possa atender as necessidades”, explicou.
O governador Ronaldo Caido destacou a parceria com a bancada federal e exaltou o trabalho realizado ao longo da gestão. “Você vê que existe um processo que estamos trabalhando de maneira intensa e dedicada ao longo de quatro anos, pra que tudo isso transforme os jovens”, destacou. “Infelizmente não estarei a frente do governo, porque meu mandato se encerra em três anos, mas Goiás daqui a dez anos não será como antigamente. Os jovens terão um novo padrão de educação”.
Entre os prefeitos beneficiados, estão Delegado Cristiomário, de Planaltina, e Altran Avelar, de Flores de Goiás. Para Cristiomário, é muito importante poder receber o reforço no transporte, especialmente porque o ônibus fornecido atende para estudantes portadores de necessidades especiais. “No nosso caso, o ônibus é apdatado para PNE. Já temos um, mas o município tinha uma demanda de ampliação, então chega em boa hora”, explicou. Já Altran destacou a importância de reforçar a frota para que os estudantes tenham melhorias diretas na qualidade da educação. “Quanto mais ônibus o prefeito tem, mais condições de oferecer educação para suas crianças”, destaca.