Em agosto, desmatamento na Amazônia bateu o recorde dos últimos 10 anos
20 setembro 2021 às 14h51

COMPARTILHAR
Região desmatada somente no mês em questão equivale a cinco vezes o tamanho de Belo Horizonte

A região desmatada da Amazônia no mês de agosto de 2021 foi a maior registrada nos últimos 10 anos, de acordo com dados do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia, o Imazon. Cerca de 1606 km² de floresta foram desmatados em agosto, o que, em um comparativo com o mesmo mês de 2020, faz com que a área desmatada este ano tenha sido 7% maior.
O Imazon revelou ainda que de janeiro a junho de 2021, mais de 7.700 km² de floresta Amazônica foram desmatados, o que evidencia o maior número observado no mesmo período dos últimos 10 anos. Pará, Amazonas e Acre figuram no ranking dos estados que mais desmataram o bioma. Somente o Pará desmatou 638 km² da Amazônia em agosto.
Em entrevista ao G1, Antônio Fonseca, pesquisador do Imazon, afirmou que ações para frear o avanço do desmatamento fazem-se cada vez mais necessárias. Fonseca alega que a intensificação de ações fiscalizatórias deve ser praticada urgentemente, além de aplicação de punições aos desmatadores.