Colaboração de Luan Monteiro e Raphael Bezerra

A campanha eleitoral começou oficialmente nesta sexta-feira, 16, mas apenas duas candidaturas realizaram corpo a corpo com eleitores nas ruas da capital. A campanha segue até o dia 5 de outubro e a votação para eleger os 37 vereadores e o próximo prefeito ou prefeita de Goiânia acontece no dia 6 de outubro. Até os candidatos também vão usar os debates na imprensa e o tempo de TV para apresentar suas propostas para a cidade.

A candidata Adriana Accorsi (PT) abriu a campanha com uma caminhada pela Avenida Central no setor Nova Esperança, na Região Noroeste de Goiânia. Durante coletiva à imprensa, Accorsi comentou sobre a possível presença do presidente Lula nos atos de sua campanha. “Isso não me preocupa, o que me preocupa é que a população saiba dessa parceria e que, com certeza, se a gente tiver a honra de vencer as eleições, o presidente virá inaugurar grandes obras comigo.”

A candidata citou a presença dos ministros da Educação, Camilo Santana (PT), e do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), para o lançamento de programas no Estado de Goiás. “O Governo Federal está presente em Goiás e as pessoas sabem que Adriana, prefeita, terá uma grande parceria com o Governo Federal e vai trazer muitos benefícios para Goiânia”, disse.

Questionada sobre os temas que devem nortear a campanha para a Prefeitura de Goiânia deste ano, Adriana citou que a saúde deve ser prioridade. “Os temas são as maiores angústias da população. Goiânia sofre de graves problemas, começando pela saúde, que é uma questão de vida ou morte, e também pela situação do transporte público, meio ambiente, limpeza urbana, educação, meio ambiente e geração de renda”, comentou.

Sobre o acirramento nos debates eleitorais, a candidata disse que espera um debate de alto nível e que baixarias não cabem mais na política. “Não há motivos para acirramento, todos têm seu espaço garantido para colocar suas propostas e a população vai escolher. Não cabe acirramento e embates, quem tem propostas de verdade não precisa de baixaria”, argumentou.

O candidato do PL à Prefeitura, Fred Rodrigues inaugurou o primeiro dia de campanha com caminhada e visitas ao comércio no centro da capital, almoço na região da rua 44 e durante a noite participou do lançamento de candidaturas de vereadores do seu partido. A intenção de Rodrigues foi, no primeiro dia de campanha, passar pelas sete regiões de Goiânia.

Matheus Ribeiro (PSDB) reuniu apoiadores para adesivaço no setor Oeste | Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira, o candidato do PSDB à prefeitura de Goiânia, Matheus Ribeiro, lançou oficialmente seu nome na corrida eleitoral em um adesivaço na Praça Tamandaré, no Setor Oeste. Com pouca adesão, o evento contou com a presença de apoiadores e candidatos a vereador da legenda.

Ao Jornal Opção, Matheus Ribeiro se mostrou otimista em relação ao pleito e a conquista de votos de eleitores indecisos. “Eu começo uma campanha muito feliz, muito convicto, acreditando que é possível ter uma gestão diferente à frente da prefeitura. As circunstâncias da política tradicional são muito difíceis realmente, mas não é nesse campo que eu atuo. Eu quero falar com as pessoas que estão descrentes, eu quero falar com os jovens que precisam de oportunidade”.

Sobre o plano de governo, que ainda não foi divulgado pela campanha, o candidato afirmou que faltam apenas detalhes finais e sua revisão. “Nós formamos um conselho político dentro do PSDB. Esse conselho elaborou uma versão inicial de um plano que aborda e também cita as propostas que foram colhidas ao longo da pré-campanha. Então essa versão inicial foi repassada para a professora Bartira, que é minha vice e agora o documento está em minhas mãos para uma revisão final e nós vamos lançar o plano de governo ao longo da campanha mostrando que esse é o escudo do nosso projeto”.

Comedidos

Os candidatos Vanderlan Cardoso (PSD) e Rogério Cruz (SD), vão começar o primeiro dia de campanha participando do lançamento de candidaturas de vereadores da sua base de apoio ou que compõem chapa do seu partido.

Em agenda divulgada no final da tarde Cruz vai participar do lançamento da candidatura de quatro vereadores entre eles estão os candidatos Alisson Borges, ex-presidente da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) que disputa uma cadeira na Câmara pelo DC e Luan Alves, ex-presidente da Agência de Meio Ambiente de Goiânia (Amma). Rogério Cruz inaugura seu comitê central de campanha no sábado, 17.

Sábado

Sandro Mabel (UB) lança sua campanha em uma carreata na manhã deste sábado, 17, a partir das 8 horas. A carreata deve percorrer as principais avenidas da capital. Entre os participantes está o governador Ronaldo Caiado (UB), que é um dos principais apoiadores de Mabel na campanha. Além de Caiado, lideranças, aliados e candidatos a vereadores devem participar do evento.

Professor Pantaleão (UP) abre o período eleitoral com uma caminhada no setor Itatiaia neste sábado, 17.

Leia também

Começa a campanha eleitoral; entenda como o jogo dos candidatos muda