Em “A Força do Querer”, personagem revela à família que é trans em cena emocionante

Novela das 9 da Rede Globo mostrou o confronto de Ivan ao revelar aos pais e irmão que não é uma mulher

Ivan(a) e a mãe, Joyce, depois que a jovem corta os cabelos | Foto: Reprodução

Carol Duarte, atriz que interpreta o homem trans Ivan, na novela “A Força do Querer”, protagonizou uma das cenas mais emocionantes e também histórica dos últimos tempos da teledramaturgia brasileira. Foi ao ar na noite da última terça-feira (29/8) o momento em que Ivana revela à família que é transgênero, um homem no corpo de uma mulher.

“Eu não sou uma mulher, eu sou um homem, eu nunca fui uma mulher”, disse, espantando os pais, Joyce (Maria Fernanda Cândido) e Eugênio (Dan Stulbach), e o irmão, Ruy (Fiuk).

A família, que já sabia que a jovem vinha tomando hormônios não aceitou a notícia. Enquanto a mãe insistia que Ivana tinha ficado louca, Ruy questionava: “Então você é lésbica, é isso?”.

Ivana, didática, explicou várias vezes. “Vocês sabem o que é isso, se sentir no vazio, sem identidade nenhuma? Nesse corpo que te humilha, incomoda, machuca, como se estivesse em uma roupa que não é sua, mas onde te meteram e de onde você não consegue sair. Eu só vim aqui perguntar se vocês me aceitam”, disse.

Já em seu quarto, após o confronto com o familiares, a próxima cena mostra Carol Duarte cortando os cabelos com uma tesoura. A atriz já havia mostrado o resultado do novo visual, símbolo da transição de sua personagem.

Na novela, a mãe viu o que a filha estava fazendo e voltou a insistir que Ivana (Ivan) precisava de ajuda, que ela era sua princesa.  “Olha mãe, olha. Sou eu, mãe. Sou eu, de verdade”, respondeu Ivan em lágrimas.

Confira trecho do capítulo transmitido na última terça (30/8):

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.