“O governador Aécio Neves é um dos melhores governadores do país”, diz a presidente em áudio obtido pela campanha tucana

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta terça-feira (21/10) parte da propaganda eleitoral da campanha do presidenciável Aécio Neves (PSDB), em que a candidata à reeleição Dilma Rousseff aparece elogiando a gestão do tucano no Estado de Minas Gerais. Para a tomada de decisão, a Corte do tribunal levou em conta a determinação de que o espaço oferecido aos candidatos no rádio e na TV deve ser utilizado de forma propositiva, sem ataques e balizados na ética.

Nos comerciais, antes da exibição do áudio com a fala de Dilma, o locutor anuncia: “Preste atenção no que Dilma fala de Aécio”. “O governador Aécio Neves é um dos melhores governadores do país”, diz a presidente, logo em seguida. A gravação obtida pela campanha tucana é datada de abril de 2009, durante entrevista da petista a uma rádio.

Ainda nesta terça-feira, o PSDB contabilizou novo parecer desfavorável da Justiça eleitoral devido a uma propaganda do partido que afirmava que “Aécio é o Brasil sem medo do PT”. Mais uma vez, conforme entendimento do TSE, a inserção não apresentava caráter propositivo.

Nesta reta final para a disputa ao Palácio do Planalto, tanto Aécio quanto Dilma têm adotado uma estratégia de ataque. Na última segunda-feira (20), outros três comerciais dos presidenciáveis foram suspensos e ambos perderam tempo na televisão e no rádio.

Confira vídeo retirado da propaganda tucana, em que Dilma aparece elogiando o adversário: