Elias Vaz acusa Lira de blindar investigações sobre governo federal

Elias Vaz aguarda andamento de quatro propostas de fiscalização que apresentou em 2021

Mais uma vez deputado goiano Elias Vaz (PSB) acusa o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) de impedir investigações sobre o governo federal ao travar Propostas de Fiscalização Financeira e Controle (PFCs). O parlamentar já havia realizado a mesma queixa em outubro e voltou a se pronunciar nesta segunda-feira, 13, durante reunião da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle.

O pessebista também não deixou de falar sobre o assunto em suas redes sociais, através da publicação de um vídeo. “O presidente da Câmara tem dificultado o nosso trabalho de fiscalização dos gastos do Executivo com o dinheiro público. O que o governo Bolsonaro quer tanto esconder?”, questionou.

As PFCs são utilizadas na investigação do uso do dinheiro público através de auditorias do Tribunal de Contas da União (TCU). No vídeo, ele ainda explica que ao dar a entrada da PFC, a PFC vai a mesa receber um número, é devolvido à comissão, a presidência da comissão nomeia um relator e “decide se vai implementar ou não”. “Não há nenhum local do regimento que coloca qualquer poder discricionário do presidente da Casa o poder de ter ou não uma PFC, sobretudo as que possuem algum indício de irregularidade”, diz.

Elias Vaz aguarda andamento de quatro propostas de fiscalização que apresentou em 2021, sendo uma delas em março, outra em abril. A primeira denuncia irregularidades em emendas orçamentárias praticadas pelo Palácio do Planalto em troca de apoio no Congresso Nacional. A segunda sobre gastos com as férias do presidente Bolsonaro.

Confira o vídeo publicado por Elias Vaz, em suas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.