Eleições para prefeito e vice-prefeito em Turvelândia ocorrem neste domingo, 28
27 abril 2024 às 11h16
COMPARTILHAR
O município de Turvelândia irá passar por um novo pleito municipal neste domingo, 28, a fim de eleger um novo prefeito e vice-prefeito. O mandatário municipal Siron Santos e o vice, Marlos Santos, reeleitos em 2020, tiveram os mandatos cassados por abuso de poder econômico e compra de votos.
LEIA TAMBÉM
Eleição suplementar em Turvelândia está prevista para abril
Eleição extraordinária de Turvelândia deve ser polarizada
Os cargos vagos vão ser disputados por Tenilson Pedreiro (Solidariedade) e Claudio Fontana (PP), da coligação Juntos Faremos Mais, e Osélia do Ailton (PL) e Neto Pimenta (PL). A votação ocorrerá das 8h às 17h. Os candidatos eleitos cumprirão os mandatos até 31 de dezembro.
Votação
Os eleitores podem se identificar para votar apresentando um documento oficial com foto, como:
- E-Título (se a foto aparecer no aplicativo);
- Carteira de identidade;
- Identidade social;
- Passaporte ou outro documento de valor legal equivalente (inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei);
- Certificado de reservista;
- Carteira de trabalho;
- Carteira Nacional de Habilitação.
Quem não puder comparecer à votação deve apresentar justificativa. As eleições suplementares, que tiveram o calendário deste ano definido pela Portaria do TSE nº 881/2023, são reguladas pelo Código Eleitoral. Elas ocorrem quando há nulidade de votos que atinja mais da metade da votação para os cargos majoritários de presidente da República, governador e prefeito.
Também poderão ser convocadas novas eleições quando a decisão da Justiça Eleitoral importar o indeferimento do registro, a cassação do diploma ou a perda do mandato de candidato eleito em pleito majoritário, independentemente do número de votos anulados. Nesta última hipótese, a eleição será direta, exceto se a vacância ocorrer a menos de seis meses do fim do mandato.