Eleições para Câmara dos Representantes dos EUA podem mudar cenário político

Com a eleição, 435 novos membros serão integrados a Casa e 36 dos 100 lugares do Senado também são alterados

Foto: reprodução/Amac

Foto: reprodução/Amac

As eleições para compor a Câmara dos Representantes e também para um terço do Senado, que ocorrem nesta terça-feira (4/10), devem marcar as novas linhas para a política norte-americana. Com o pleito, 435 novos membros serão integrados a Câmara de Representantes e 36 dos 100 lugares do Senado.

Denoninada midterm elections, estas eleições ocorrem no meio do mandato presidencial e, portanto, afetam no cenário político dos Estados Unidos. Os democratas, que são a base política do atual presidente Barack Obama, são maioria no Senado, mas, devido ao atual clima político, os republicados podem ter grande chance de tomar este poderio.

Os republicanos estão com o controle da Câmara dos Representantes o que torna pouco provável que percam nesta disputa de hoje. Além disto, pesquisas de aprovação do atual governo de Obama apontam que as midterms podem ter impacto duradouro sobre o atual governo e até mesmo moldar a capacidade deste nestes próximos dois anos.

Certezas

O vice-presidente afirmou em entrevista a CNN na última segunda-feira (3/11) que os democratas não vão perder a maioria no Senado. Fato também certo para Barack Obama, conforme disse o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest. “Obama acredita no resultado positivo e que os democratas têm ‘um argumento muito forte’ a seu favor: apoiam um candidato que luta pelas políticas que beneficiam as famílias de classe média”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.