Goiás têm 68 crimes eleitorais em apuração pela Polícia Federal (PF), o que o torna o 7º estado com o maior número de inquéritos policiais deste tipo em andamento no país. Os casos ocorreram entre 16 de agosto de 2023 e 20 de agosto de 2024, conforme a corporação.

LEIA TAMBÉM

Ex-deputado federal é preso pela PF por crimes eleitorais

TRE-GO firma parceria para combater violência política de gênero nas eleições

Apenas neste ano, a PF instaurou 52 procedimentos envolvendo irregularidades no âmbito eleitoral em Goiás, como a divulgação de fake news – mesmo dado registrado pelo Distrito Federal no período. 

O estado fica atrás apenas do Rio de Janeiro (208), Paraná (135), São Paulo (116), Sergipe (92) e Ceará (79), que figuram entre os oito maiores colégios eleitorais do país, com exceção de Sergipe, segundo  o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Neste ranking de eleitores, Goiás se encontra na 12º posição. 

Dados acessíveis 

O painel disponibilizado pela PF, onde é possível acompanhar a quantidade de procedimentos em andamento no âmbito federal, foi lançado oficialmente no dia 16 de agosto. A partir de agora, qualquer pessoa poderá acessar informações sobre a quantidade de inquéritos policiais instaurados, pessoas conduzidas e situações de flagrante em cada unidade da federação. 

“Nos dias que antecedem as eleições, os dados serão atualizados a cada hora, para que se tenha, então, a partir da denúncia, o que aconteceu e para onde foi encaminhado [o caso] e para que, se for da Polícia Federal, sejam verificados quantos inquéritos estão em andamento e quais providências foram adotadas”, explicou a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia.