Eleição para presidente da França: Projeções apontam que Macron vence Le Pen

O presidente, de centro, é apontado por institutos de pesquisas com 58% contra 42% para a candidata de extrema-direita Marine Le Pen, que já admitiu a derrota

Projeções divulgadas pela imprensa francesa apontam que o presidente da França, Emmanuel Macron (En Marche!/Em Marhca!), será reeleito para o Palácio do Eliseu, em Paris, neste domingo, 24. O político centrista aparece projetado com aproximadamente 58% no segundo turno das eleições francesas. A candidata de extrema-direita, Marine Le Pen (Rassemblement National/Reagrupamento Nacional) aparece com aproximadamente 42%.  

As projeções foram confirmadas pelo Ifop, que aponta 58% contra 42%; pelo Elabe, que mostra Macron com 57,6% e Le Pen com 42,4% e pelo Instituto Ipsos, que indica uma vitória do presidente por 58,2% contra 41,8% para a extremista, que já admitiu a derrota pouco tempo depois do fechamento das urnas.  Ele se torna se torna o primeiro político a ter dois mandatos consecutivos desde 1995 a 2007, quando Jacques Chirac foi reeleito por dois mandatos. Nicolas Sarkozy e François Holland, que antecederam o seu mandato foram eleitos somente para um mandato.  

Reeleito para os próximos cinco anos de mandato, Macron reeditou o mesmo segundo turno contra o presidente da República. Em 2017 Macron foi eleito com 20.753.798 votos (66,1%) contra 10.644.118 (33,9%) para Le Pen. A vitória do centro-liberalismo na França marca uma continuidade da França no cenário internacional, porque Macron é pró-União Europeia enquanto Le Pen protestava contra a União Europeia e queria que a França deixasse a liderança da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

O político francês, inclusive recebeu o apoio do também presidenciável de centro no Brasil Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que é mais de centro-esquerda do que de centro-direita, como é o caso de Macron, ex-banqueiro.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.