O médico Roberto Kalil Filho, responsável por atender o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu detalhes do acidente doméstico sofrido por Lula no sábado, 19. O presidente caiu no banheiro do Palácio da Alvorada e teve um ferimento na cabeça.

“Ele simplesmente, eu não estava no local… Foi sentar num banco e, veio para trás – o que é muito comum esses acidentes em casa, esses acidentes são realmente perigosos – e bateu com a nuca”, afirmou Kalil, em entrevista a Globonews.

Nesta segunda, 21, o Palácio do Planalto divulgou imagens de Lula após o acidente. O presidente recebeu o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e o assessor especial da presidência Celso Amorim no Palácio do Planalto.

De acordo com o boletim médico, Lula deu entrada no Hospital Sírio-Libanês de Brasília com um “ferimento corto-contuso em região occipital”, ou seja, um corte na região da nuca.

“Se eu bato a cabeça na parede é um traumatismo craniano e isso se sequer observação. Pode ter aumento do sangramento, dor de cabeça, alguns outros tipos de complicações, que no caso dele são raras, mas que podem acontecer. São 72 horas de vigilância, por isso que foi um consenso não viajar”, detalhou o médico.

Durante a recuperação, Lula não poderá fazer exercícios físicos exagerados e deverá permanecer em “relativo repouso”. O médico afirma que o presidente poderá fazer viagens de curta distância ainda nesta semana se os exames o liberarem.

Leia também

Lula sofre queda no Alvorada, machuca a cabeça e cancela viagem à Rússia