Educação profissional fecha ano com mais duas unidades
28 dezembro 2015 às 11h35

COMPARTILHAR
Novos institutos foram criados em Catalão, Sudoeste do estado, e na capital. Governo promete mais cinco centros da chamada Rede Itego

Dois novos institutos tecnológicos da Rede Pública Estadual de Educação Profissional (Rede Itego) foram inaugurados neste ano, segundo balanço do governo do estadual.
Um é o instituto em Artes Labibe Faiad, em Catalão, no Sudoeste goiano. O outro, em Goiânia, é o de Educação a Distância Léo Lince do Carmo Almeida. Ambos oferecem à população cursos em diferentes níveis e modalidades, além da prestação de serviços tecnológicos e ações de inovação com transferência de tecnologia.
Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED) 16 unidades estão em funcionamento em cidades-polo goianas. De acordo com a pasta, foram atendidos mais de 50 mil alunos em cursos de nível técnico, superior, formação inicial e continuada, de qualificação e nos programas Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e Educação Profissional e Tecnológica na Modalidade a Distância (e-Tec Brasil), em parceria com o governo federal.
Atualmente, novo institutos estão em construção. A previsão é de que pelo menos cinco sejam entregues no primeiro semestre de 2016. Entre elas estão as unidades de Aparecida de Goiânia (Itego Roberto Civita); Bairro Floresta, na Região Noroeste de Goiânia (Itego José Luiz Bittencourt); Mineiros (Itego Raul Brandão de Castro); Piracanjuba (Itego Wilson Cavalcante Nogueira); e Santo Antônio do Descoberto (Itego Sarah Luísa Lemos Kubitschek de Oliveira).
As obras da unidade do Setor Jardim Buriti Sereno, em Aparecida de Goiânia, estão orçadas em aproximadamente R$ 9 milhões para 5.570 m² de área construída. Os recursos advêm do Tesouro Estadual e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). No total, serão 12 salas de aula, seis laboratórios de médio porte, dois grandes laboratórios, biblioteca e teatro.