Eduardo Machado pode ser afastado da presidência do PHS nesta quinta-feira (1º)
31 maio 2017 às 19h08

COMPARTILHAR
Presidente do Conselho Nacional de Ética do partido diz que solicitação foi encaminhada ao TSE. Machado afirma que continua no comando do PHS

Um imbróglio envolve a permanência de Eduardo Machado na Presidência do Partido Humanista da Solidariedade. Afastado no começo de maio por não estar filiado ao partido, o atual presidente pode perder o cargo da sigla nesta quinta-feira (1/6).
[relacionadas artigos=”96123″]
De acordo com João Cândido Paiva, presidente do Conselho Nacional de Ética do PHS, a solicitação já foi encaminhada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e deve ser oficializada um dia após uma confusão na sede do partido em Brasília.
Nesta quarta-feira (31), de acordo com denúncias de integrantes do próprio partido, o tesoureiro nacional do PHS, Murilo Alves de Oliveira, tentou furtar documentos da sede do partido.
Segundo a denúncia, Eduardo Machado e Murilo Alves Oliveira foram à sede nacional do partido e determinaram que ninguém poderia entrar. Depois, mandaram dispensar os funcionários e, com a ajuda de terceiros, arrombaram a sala do responsável pela departamento financeiro e administrativo e tentaram levar documentos.
Em entrevista ao Jornal Opção, Eduardo Machado, disse que a ordem para retirada dos documentos partiu dele. “Autorizei três pessoas a retirarem documentos para fazer uma auditoria. A autorização foi feita às 7h30, portanto antes do conflito que aconteceu”, afirma o líder do PHS. A justificativa para a retirada dos documentos, segundo o presidente, é que seja feita uma investigação justamente a respeito do seu afastamento da presidência e das ações dos que atuam contra sua gestão.
O presidente do Conselho de Ética explicou que, após regularização na filiação de Eduardo Machado no PHS, ele deveria se apresentar ao partido, o que não foi feito. Após o fato, ele “abriu precedentes para ser afastado novamente”. “Nesse processo, foram identificadas outras irregularidades, acrescentadas ao processo administrativo interno”, afirmou.
Segundo João Cândido, com a retirada dos documentos da sede, então, “dentro do partido não há mais nenhum ambiente politico para ele [Eduardo Machado] gerir qualquer coisa”.
Em resposta, Eduardo Machado diz, porém, que segue na presidência do partido.