De autoria do deputado Diego Sorgatto (DEM), lei busca reconhecer empreendimentos que incentivam mulheres no mercado de trabalho

Mulheres no mercado de trabalho | Foto: Reprodução

Foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), nesta quarta-feira, 30, a lei que institui Selo Empresa Amiga da Mulher (Seam). O projeto aprovado na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) e sancionado pelo governador Ronaldo Caiado (DEM), é de autoria do deputado estadual Diego Sorgatto (DEM) e certifica empresas que contribuem com ações de valorização à mulher no mercado de trabalho.

Para receber o selo, as empresas devem desenvolver programas de incentivo, auxílio, apoio e capacitação profissional para mulheres. A lei também requer uma carta de compromisso que enumere ações, projetos e programas, convênios e parcerias voltadas ao tema, além de divulgação de políticas e campanhas sobre direitos das mulheres.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que as mulheres recebem até 17% menos que homens na mesma função. Ainda, possuem maior dificuldade para adentrarem ao mercado, com desocupação, em todas as faixas etárias, o dobro da masculina.

Empresas interessadas deverão requerer o selo anualmente, entre 1º de janeiro e 28 de fevereiro. A certificação será todo mês de março. Empreendimentos que receberem o selo terão autorização para a sua utilização junto à marca e em materiais de publicidade.