Situada a apenas 59 quilômetros de Goiânia, a cidade de Itauçu ganhou reconhecimento oficial como a “Capital Goiana do Salgado” graças ao projeto de lei proposto pelo deputado Gustavo Sebba (PSDB), aprovado pelo Plenário em segunda votação nesta segunda, 20. Esse título não apenas celebra a rica tradição culinária da cidade, mas também promove o turismo e o desenvolvimento local.

“Comer um ou mais salgados no município já faz parte do roteiro de viagem em Goiás. Muitos turistas que passam pelo local e até mesmo a população da cidade e região têm essas lanchonetes como parada certa. São totalmente conhecidas pela qualidade, atendimento e tradição de mais de 40 anos”, declarou Gustavo Sebba. 

As lanchonetes da cidade são conhecidas pela população por oferecerem uma variedade impressionante de salgados, feitos com ingredientes de qualidade e um toque caseiro que agrada o paladar dos distintos clientes. 

“Os salgados são bem estocados e estão sempre bem preparados para receberem grande quantidade de pessoas. Para se ter ideia, uma dessas lanchonetes que fica na beira da estrada estima que são vendidos 80 mil salgados por mês, o que dá uma média de 2.000 salgados por dia”, destacou Sebba.

O 1º Festival Gastronômico – Na Rota dos Salgados aconteceu em outubro desse ano e a tradição de salgados em Itauçu é o tesouro gastronômico local que pautou o evento. Para o evento, foram montados vários quiosques na Praça da Prefeitura, atrações variadas foram recebidas, além de muita comida e bebida. 

Leia também:

Pratos da Rota Gastronômica já podem ser experimentados

Revitalização do Centro de Goiânia pode transformar Jóquei Clube em espaço gastronômico e cultural