A madrugada desta segunda-feira, 6, entrou para a história do cinema nacional. Fernanda Torres conquistou o Globo de Ouro na categoria Melhor Atriz de Drama, por sua atuação no filme Ainda Estou Aqui, de Walter Salles. Essa é a primeira vez que uma atriz brasileira ganha essa premiação.

A vitória foi anunciada pela lendária atriz Viola Davis. A filha de Fernanda Montenegro desbancou outros talentos do cinema que concorriam na mesma categoria, como Nicole Kidman e Tilda Swinton – que também comemoram ao ouvir o nome de Fernanda como a vencedora.

Em seu discurso, Fernanda Torres dedicou o prêmio à sua mãe: “Meu Deus, eu não preparei nada, porque eu não sei se eu estava pronta. Isso foi um ano incrível para os desempenhos de atrizes, tantas atrizes aqui que eu admiro tanto. E, claro, eu quero agradecer ao Walter Salles, meu parceiro, meu amigo. Que história, Walter. E, é claro, eu quero dedicar esse prêmio a minha mãe, vocês não têm ideia, ela estava aqui há 25 anos, e isso é uma prova que a arte dura na vida, até durante momentos difíceis pelos quais a Enice Paiva passou”, disse.

O filme Ainda Estou Aqui conta a história da família de Eunice Paiva, vivida por Fernanda Torres, e Rubens Paiva, interpretado por Selton Mello, ex-deputado sequestrado e assassinado pela ditadura militar, e como isso impactou na vida de todos.