Duo Yatsugafu-Ballousier se apresenta no Concertos UFG

O violinista Oliver Yatsugafu e a pianista Katia Balloussier fazem concerto com entrada gratuita no dia 10 de outubro, às 20h30, no Centro Cultural UFG

Foto: Divulgação

A série Concertos UFG traz o duo Yatsugafu-Ballousier a Goiânia. A apresentação será na quarta-feira, dia 10 de outubro, às 20h30, no Centro Cultural UFG, no Setor Universitário. O concerto de Oliver Yatsugafu (violino) e Katia Balloussier (piano) tem no programa obras de Johannes Brahms (1833 – 1897) e César Franck (1822 – 1890). A entrada é gratuita, sujeita à lotação do teatro.

O violinista Oliver Yatsugafu é professor da Universidade Federal de Mato Grosso, obteve os títulos de mestre em Música e doutor em Artes Musicais pela Universidade da Geórgia (Estados Unidos). Ele conquistou destaque no Brasil ao ganhar os primeiros prêmios de alguns dos principais concursos nacionais para jovens instrumentistas. Durante a pós-graduação, foi spalla da UGA Symphony Orchestra (UGASO) e concertino da ARCO Chamber Orchestra, com a qual se apresentou na prestigiada sala Weill Hall do Carnegie Hall de Nova York e gravou vários CDs.

Yatsugafu desenvolve intensa carreira como camerista e solista. Em 2016, recebeu da Sociedade Brasileira de Artes Cultura e Ensino o “Mérito Cultural Carlos Gomes” no grau de Comendador e a medalha de Honra ao Mérito, além de ter sido condecorado chanceler de Mato Grosso. Neste mesmo ano, recebeu também a medalha do Cinquentenário das Forças de Paz da ONU em São Paulo. Como ele, a pianista Katia Balloussier também foi vencedora de concursos, sete nacionais.

Natural do Rio de Janeiro, ela iniciou seus estudos musicais com Ivone Badmann e, posteriormente, passou a trabalhar sob a orientação de Myrian Dauelsberg e Telmo Côrtes. Em 1984, graduou-se pela Escola de Música da UFRJ. Frequentemente tem sido solicitada a trabalhar em master-classes, festivais e concursos e a integrar orquestras como a OPES, OSTM e OSB. Há vários anos desenvolve intenso trabalho como camerista, se apresenta nas principais do País. Desde 1997, ocupa o cargo de pianista acompanhadora da Universidade do Rio de Janeiro (Uni-Rio).

Sobre o Concertos UFG

A série Concertos UFG é realizada pelas professoras da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (Emac/UFG) Gyovana Carneiro e Ana Flávia Frazão. Como produtoras culturais, elas desenvolvem séries regulares de concertos que há mais de dez anos inserem a capital goiana no circuito nacional da música clássica e colaboram na diversificação do calendário cultural da cidade.

Serviço

Concertos UFG

Oliver Yatsugafu (violino) e Katia Balloussier (piano)

Dia 10 de outubro, quarta-feira

Centro Cultural UFG (Av. Universitária, 1533 – Setor Leste Universitário)

Horário: 20h30

Entrada franca, sujeita à lotação do teatro

Site: www.concertosemgoiania.com

Facebook e Instagram: @concertosemgoiania

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.