Duas sorveterias brasileiras estão entre as 50 melhores do mundo
22 julho 2022 às 17h02
COMPARTILHAR
O Festival Mundial do Gelato, organizado em Roma, Itália, aconteceu na última semana e elegeu os 50 melhores sorvetes do mundo. Na lista, duas sorveterias brasileiras ocupam 32ª e 37ª posições.
A representante do Brasil mais bem colocada é a Sorveteria Cairu, que fica em Belém, Pará. Na 32ª posição, o estabelecimento ganhou espaço no ranking, com destaque para o sorveteiro Armando José Laiun Filho.
O especialista tem um trabalho focado em ingredientes e sabores brasileiros. O sorvete Carimbó, por exemplo, que também já foi premiado, mistura doce de cupuaçu e castanha do Pará. O nome vem em homenagem à dança típica da região Norte do país. Outro sorvete de destaque é o que aposta na combinação de açaí com farinha de tapioca.
A outra representante brasileira na lista é de São Paulo. A San Lorenzo ficou em 37º lugar, empatada com a sorveteria Dona Malina, de Florença, Itália. A sorveteria paulista conta com o trabalho de Brenno Floriano.
Além dos sabores tradicionais como Nutella, menta e pistache, a sorveteria tem opções exclusivas. Baba de moça, strudel, panetone, pétalas de rosa, hibisco e até gorgonzola estão entre os sabores do cardápio.
Aproximadamente cinco mil sorveterias concorreram ao prêmio de Melhor Gelato do Mundo. A primeira colocada é a gelateria Giardini di Marzo, de Varazze, na Itália, seguida de Fazekas Cukraszda, de Budapeste, na Hungria. Em terceiro lugar, ficou La Parona del Gelato, de Parona, na Itália. Em quarto, Savannah’s Kitchen, de São Francisco, nos EUA. A VeroLatte, de Vigevano, na Itália, ocupou a quinta posição.