Dois anos após sua morte, Iris Rezende ainda não tem um sucessor
09 novembro 2023 às 18h34
COMPARTILHAR
Nesta quinta-feira, 9, faz dois anos desde que perdemos Iris Rezende, ex-prefeito de Goiânia e ex-governador e ex-senador por Goiás. O legado do político na capital e no Estado é vasto, mas desde sua partida, parece ainda não haver um sucessor.
Em 2023, especulou-se que a filha de Iris, Ana Paula Rezende, pudesse disputar as eleições para a Prefeitura de Goiânia em 2024. Em agosto, evento de posse das comissões do MDB, a advogada chegou a comparecer e teve seu nome ovacionado.
Porém, o receio de Ana Paula era evidente. Ela postergou a confirmação de uma candidatura até, enfim, confirmar que não, ela não seria candidata ao Paço. Apesar de anunciar a desistência à prefeitura, Ana não descartou a possibilidade de concorrer a outros cargos.
“Não descarto disputar um mandato eletivo futuramente. Antes achava impensável, mas aprendi com meus pais a gostar da boa política e hoje acho que também pertenço ao meio político. Quero participar, sobretudo, por entender a fundamental importância da política para transformar a vida dos que mais precisam. Para isso entendo que preciso construir o meu próprio caminho, com humildade, tempo e os pés no chão”.
Ana Paula confirmou que pesaram preocupações com a governabilidade. No topo da lista está a relação com a Câmara, que acompanhou de perto entre 2017 e 2020, no último mandato de Iris. Além disso, ela apontou um preocupação em pegar a responsabilidade de continuar a história do pai, que atuou como prefeito por quatro mandatos e sempre teve sua gestão avaliada positivamente.
A advogada, que cresceu acompanhando o pai em campanhas e eleições, não só está acostumada a lidar com articulações políticas e partidárias, como também aprendeu como ninguém a conduzi-las.
De acordo com a coluna Bastidores do Jornal Opção, ainda que ela não tenha o desejo de se lançar na corrida à Prefeitura da capital, Ana Paula não afasta totalmente a possibilidade de tentar outros cargos eletivos, começando pela Câmara Municipal. Vale lembrar que o primeiro mandato da trajetória política de Iris foi o de vereador.
Fato é que, hoje, dois anos após a morte de Iris, o seu sucessor ainda é uma incerteza. Resta saber se Ana Paula dará continuidade ao seu legado, já em 2024, ou se passará a missão para outra pessoa.
Leia também: