Doença misteriosa mata ao menos 143 pessoas no Congo; veja o que se sabe
07 dezembro 2024 às 13h16
COMPARTILHAR
Uma doença misteriosa matou ao menos 143 pessoas na República Democrática do Congo. O país entrou em alerta máximo de saúde após a doença infectar pelo menos 400 pessoas no país. Por conta da situação, a Organização Mundial da Saúde (OMS) enviou especialistas para ajudar as autoridades de saúde locais nas investigações que buscam determinar a causa da doença.
A infecção ainda não foi diagnosticada. A princípio, a doença foi relatada em Panzi, na província de Kwango. Segundo o Ministério da Saúde do Congo, o número de mortes no mês de novembro para a doença chegou a 30 pessoas, segundo dados fornecidos à OMS. A agência Reuters, no entanto informou que médicos afirmam que a doença já matou quase 150 pessoas.
Os sintomas da doença são os de gripe, que incluem febres altas, tosses e dores de cabeça agudas.
Os casos começaram a ser identificados no final de outubro e parecem afetar os mais jovens, sendo que menores de cinco anos parecem estar mais vulneráveis à cepa. Especialistas da OMS já no local alertam que a doença age no sistema respiratório, mas que não é Covid-19.
A região de Panzi, onde a doença está concentrada, possa por problemas como o difícil acesso a cuidados médicos e um sistema de saúde precário. A população vive em situação de extrema pobreza, sendo que 40% não tem acesso à água potável.
Leia também
Saiba qual doença é a 4ª maior causa de morte no mundo e como prevenir