Aguinaelma (Guida) Figueira e Samuel Santos, de 47 e 45 anos, respectivamente, quase tiveram o sonho do casamento destruido devido a uma rara infecçao fungica. Popularmente conhecida como “Doença do Pombo”, neurocriptococose é o nome da infecção que levou Samuel a internação em setembro. Com transmissão atraves do ar e das fezes de pombos, se trata de uma doença causada por fungo que causa graves comprometimentos neurológicos.

Ele, que trabalha como caminhoneiro, ficou internado durante dois meses em dois hospitais distintos. Mas a história termina feliz, primeiramente porque ele recebeu alta na última quinta-feira, 14; mas antes disso, realizaram o sonho do casório no Hospital ópidas Silveira (HPS).

O casal estava juntos ha cinco anos, entretanto, foi apenas ao perceberem a urgencia do quadro de Samuel que decidiram se casar.

Entenda melhor o caso

No inicio de semtembro, Samuel buscou auxilio de emergência em uma UPA. Ele relatou sofrer com dor de cabeça intensa, febre e dor no peito há dias, que pioravam progressivamente. O homem também apresentou um quadro de confusão mental.

No hospital, realizaram uma biópsia, para analisar o quadro a partir do líquido da medula espinhal. O tratamento consiste em administrar medicamentos antifungicos por um longo período de tempo, pois trata-se de uma doença resistente. Além disso, é necessário monitorar constantemente a quantidade de fungos no organismo.

No caso de Samuel, a doença se mateve detectável no organismo por mais de 70 dias. O caminhoneiro perdeu muito peso e teve um quadro de trombose enquanto estava internado, o que comprometeu sua movimentação.

Leia tambem

Especialistas discutem viabilidade e necessidade da criação de um Hospital Municipal em Goiânia

Ter um gato pode ajudar na saúde mental e física

Entenda o implante hormonal, tratamento mal compreendido pelo termo ‘Chip da Beleza’