Documentário que resgata trajetória do ex-presidente FHC estreia neste mês

Longa vai contar história pessoal de Fernando Henrique Cardoso em uma série de diálogos do ex-presidente com personalidades do Brasil e do mundo

Gravações do longa foram realizadas na Fundação Fernando Henrique Cardoso | Foto: Divulgação

A biografia de Fernando Henrique Cardoso será retratada em um documentário que deve chegar aos cinemas brasileiros no próximo dia 31. Intitulado “O Presidente Improvável”, o filme tem como objetivo apresentar a vida e o pensamento de Fernando Henrique Cardoso em uma série de diálogos do ex-presidente com personalidades do Brasil e do mundo. Além disso, um resgate da trajetória e pensamento desde a infância do ex-presidente do Brasil até o momento presente também foi pensado por Belisario Franca, diretor do documentário.

O filme foi realizado a partir de imagens de arquivo com trechos de diálogos de amigos e colegas de FHC. Desta forma foram gravados 20 diálogos de, aproximadamente, 1 hora e 30 minutos cada. O longa também propõe reproduzir um hábito que Fernando Henrique carrega desde a universidade que é o de convidar pessoas que FHC mais admirava em cada campo do conhecimento para seu escritório. Depoimentos como o de Bill Clinton, Manuel Castells, Gilberto Gil, Ricardo Lagos estarão presentes no filme. Além destes nomes, Raul Jungmann, Maria Hermínia Tavares, Boris Fausto e Alain Touraine também foram listados pela produção. 

Em julho de 2021, a diretoria da Agência Nacional do Cinema (Ancine) indeferiu o filme, justificando que dava “margem a inegável promoção da imagem pessoal do ex-presidente da república homenageado no documentário com notório aproveitamento político, às custas dos cofres públicos”, uma vez que os recursos seriam captados pela lei de incentivo. Apesar disso, a agência resolveu ratificar a decisão em agosto do mesmo ano, o que liberou a Giro Filmes para produzir a biografia. O documentário também foi patrocinado pelo Banco Safra, IBMEC, Itaú, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura. Já a distribuição do longa será da Bretz Filmes.

Em junho deste ano, o FHC completa 91 anos. Com a gestão como chefe do Executivo entre os anos de 1995 a 2022, o documentário também propõe refazer o percurso da História do Brasil. Para o diretor do filme, a pergunta inicial para a realização da obra partiu da pergunta “Como a história pessoal de Fernando Henrique Cardoso pode nos ajudar a compreender a História recente do Brasil?”. Atualmente, FHC trabalha e apresenta palestras na fundação que leva o nome do ex-político. As gravações do filme também ocorreram neste local.  

“É surpreendente a biografia do Fernando Henrique, que desde muito cedo esteve envolvido direta ou indiretamente em fatos históricos do Brasil. Isso me chamou muito a atenção. O valor das instituições que a democracia traz não é garantido. A gente assiste a esse derretimento dos pilares, e escutá-lo falar da sua vida, do seu tempo antes da presidência – da família, da Academia, da sua atuação como intelectual e dos primeiros passos na política – é de grande impacto”, disse o diretor do filme, Belisario Franca.

Sinopse

Fernando Henrique Cardoso é um caso único no Brasil e raro em qualquer lugar do mundo: um intelectual do meio acadêmico que também teve a oportunidade de governar seu país. Sua dupla eleição à presidência, em 1994 e 1998, representou o ápice de uma carreira dedicada ao casamento entre dois princípios fundamentais e complementares: a busca por compreensão do intelectual e a busca por conciliação do político. Dois princípios que se materializam na palavra diálogo.

Partindo dessa premissa, “O Presidente Impróvavel” é um documentário que apresenta a vida e o pensamento de Fernando Henrique Cardoso em uma série de diálogos do ex-presidente com grandes personalidades do Brasil e do mundo. Ao longo de 100 minutos, conversas sobre democracia, política, economia, relações internacionais, sociologia, educação, meio ambiente, comportamento, cultura e outros temas se misturam a memórias do passado evocadas tanto por FHC quanto por seus interlocutores.

Veja o trailer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.