Divino Lemes vence eleição, mas corre risco de não assumir

Resultado não é definitivo, já que o candidato PSD continua indeferido com recurso e a votação que ele recebeu permanece nula até o fim do processo judicial

Ex-prefeito Divino Lemes tem quase o dobro dos votos do segundo colocado, mas votação fica nula até julgamento final | Foto: Divulgação/Facebook

Ex-prefeito Divino Lemes tem quase o dobro dos votos do segundo colocado, mas votação fica nula até julgamento final | Foto: Divulgação/Facebook

Com o fim da apuração de votos em Senador Canedo, o candidato Zélio Candido (PSB) terminou em primeiro lugar com 37,9% dos votos válidos, com votação total de 11.160 votos, e pode não assumir o cargo de prefeito da cidade.

A eleição nesse município da Região Metropolitana de Goiânia mudará independente da decisão da Justiça Eleitoral, mesmo que seja pela aceitação do registro de candidatura do ex-prefeito Divino Lemes (PSD), que recebeu 21.382 da votação, mas teve os votos mantidos como anulados porque está indeferido com recurso até que o julgamento de seu caso seja concluído, ou não.

Caso a Justiça Eleitoral não defira a candidatura de Divino Lemes, novas eleições em Senador Canedo serão realizadas, como explica o advogado Dyogo Crosasa. “Não há mais a possibilidade de eleger o segundo colocado nas eleições no caso de indeferimento do primeiro lugar na votação. É preciso acontecer nova eleição na cidade.” Se o registro de candidatura de Divino for deferido, ele será eleito prefeito.

O prefeito Misael Oliveira (PDT) recebeu 9.657 votos e conquistou 32,79% da votação válida e terminou a eleição em segundo lugar até o momento. O vice-prefeito de Misael, o Dr. Alsueres (PR), ficou na terceira colocação momentânea com 4.543 votos, 15,43%% de válidos.

Atrás dele vem Franco Martins (DEM), que teve 13,88% dos votos válidos, em um total de 4.088 votos. Em último aparece Divino Lemes (PSD), que fica com os 21.382 votos anulados até que seu julgamento tenha esgotado os recursos ou consiga reverter o indeferimento de sua candidatura, o que daria a eleição ao candidato do PSD.

Votos nulos

A abstenção em Senador Canedo foi de 13,4%, com 8.792 eleitores que não compareceram às urnas. Outros 56.819, 86,6% do eleitorado, votaram neste domingo (2) na cidade. Foram 2.069 votos brancos (3,64% do total) e 25.302 nulos (44.53% do total), que contam a votação que Divino Lemes recebeu.

29.448 votos foram considerados válidos, excluindo os nulos, brancos e os recebidos pelo candidato do PSD.

1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

claudia

torço pra que ele consiga assumir, o processo que ele responde realmente não é pior que muitos por ai estão exercendo e não são punidos. O povo que é por que sabe e acredita nele