Diretoria Penitenciária anuncia transferência de mais de mil presos de Aparecida

05 dezembro 2020 às 11h18

COMPARTILHAR
A transferência dos detentos, que começou já neste sábado (5), se fez necessária, segundo a DGAP, para o início de uma série de reparos na Penitenciária Odenir Guimarães

Em uma coletiva realizada na manhã deste sábado, 5, na sede do Graer, em Goiânia, representantes da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e da Diretoria Geral de Administração Penitenciária (DGAP) anunciaram uma operação iniciada para a transferência de mais de mil presos da Penitenciária Odenir Guimarães, no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia.
De acordo com Rodney Miranda, titular da SSP, a pasta tem trabalhado desde o início da gestão Caiado na “reestruturação e reorganização do sistema prisional goiano”, e a transferência dos detentos, que começou já neste sábado, se fez necessária para o início de uma série de reparos na Penitenciária Odenir Guimarães.
Ainda segundo o secretário, serão 1.133 detentos transferidos para outras unidades prisionais ao redor do Estado – o que corresponde a cerca de um terço dos presos. As reformas na Odenir Guimarães começarão na segunda-feira, dia 7 e, conforme Miranda, após as adequações, será possível inclusive trazer alguns presos de volta.
“Há muitos problemas de estrutura, de difícil acesso e o controle era muito difícil, devido aos penduricalhos, aos puxadinhos que foram feitos no decorrer dos anos”, detalha o secretário, em referência aos problemas que serão corrigidos na unidade.
O diretor-geral da DGAP, Agnaldo Augusto, destacou que as reformas, que se restringirão à Odenir Guimarães, ocorrem concomitante à convocação de 500 agentes de segurança prisional pelo governo do Estado, que está nomeando 50 servidores de cada vez.