Diretor de redação da Folha de S.Paulo, Otavio Frias morre aos 61 anos

Vítima de câncer no pâncreas, jornalista estava internado no Hospital Sírio Libanês

Otavio Frias Filho morre aos 61 anos | Foto: reprodução

Otavio Frias Filho, diretor de redação da Folha de S.Paulo, morreu nesta terça-feira (21), aos 61 anos, em São Paulo. Vítima de câncer no pâncreas desde 2017, o jornalista já estava internado no Hospital Sírio Libanês, no Centro da capital.

Segundo a própria Folha, Frias Filho foi o responsável pela modernização do jornal, se tornando uma das figuras mais importantes do meio no Brasil.

Otavio era casado com Fernanda Diamant, editora da revista “Quatro Cinco Um” e deixa duas filhas, Miranda e Emília, e os irmãos Luiz, Maria Cristina e Maria Helena.

O velório será no Cemitério Horto da Paz, em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo, e a cerimônia de cremação às 13h30, no mesmo local.

História

Filho de Dagmar Frias de Oliveira e de Octavio Frias de Oliveira, empresário que comprou em 1962 a Folha de S.Paulo, Otavio nasceu em São Paulo no dia 7 de junho de 1957

Entre 1975 e 1983, estudou Direito e Ciências Sociais na Universidade de São Paulo (USP) e, na época, assessorava na Folha o então diretor de redação, Cláudio Abramo, e seu pai, publisher do jornal.

Em 1984, com 26 anos, se tornou diretor de redação e foi responsável por várias reformas no jornal, se tornando uma das figuras mais importantes do mercado jornalístico brasileiro.

Em 1989 vale destacar que, pela gestão de Frias Filho, a Folha foi o primeiro jornal brasileiro a implantar a função de Ombudsman, profissional responsável por opinar sobre o trabalho interno da publicação com total liberdade.

Nos últimos 11 meses, de acordo com a Folha, Otavio reduziu sua rotina de pautar e aprovar os editoriais diariamente e de participar de reuniões semanais. Além disso, o jornalista deixou pronto um livro infantil, “A Vida é Sonho e Outras Histórias para Pensar”, uma coletânea de artigos publicados nos últimos anos e uma obra inacabada sobre a vida de seu pai.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.