Diretor de filmes premiados e reconhecidos internacionalmente como Central do Brasil (1999), Abril Despedaçado (2001) e Ainda Estou Aqui (2024), o cineasta e acionista do Itaú Unibanco, Walther Moreira Salles Júnior, conhecido como Walter Salles, doou o valor de R$ 50 mil para a campanha de uma candidata a vereadora de Goiânia. Trata-se de Aava Santiago, do PSDB, candidata que, apesar de tucana, é conhecida por sua afinidade com pautas progressistas e proximidade com lideranças regionais e nacionais do PT.

Vereadora de primeiro mandato, Aava tenta se reeleger para a Câmara de Goiânia, ainda pelo PSDB. Seu partido é conhecido por, ao longo dos anos, polarizar com o PT – rivalidade essa que perdeu força nas últimas eleições e que, em Goiânia, parece não existir.

Isso porque a única representante tucana na Câmara Municipal é vista como uma liderança evangélica da esquerda na capital goiana e, a convite do próprio presidente, já foi recebida por Lula da Silva em Janja em uma reunião em Brasília.

Leia também: Aava Santiago é cotada para disputar o governo de Goiás em 2026 pelo PSDB

Ao Jornal Opção, Aava disse que já sabia que estava no mapa de candidaturas que chamaram a atenção dos irmãos Moreira Salles (João e Walther), principalmente por causa da agenda de justiça climática que eu a parlamentar diz estar construindo junto com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

“Também por causa da mobilização com evangélicos, então eu tenho tido conversas muito frequentes com alguns grupos que querem potencializar alguns atores, algumas agendas, e ele tá entre essas pessoas. Mas não houve fala sobre aporte financeiro pra campanha. Quando a notícia chegou, obviamente já tinha uma conversa antes sobre a agenda política. Acho que a doação foi consequência disso”, afirmou Aava.

Moreira Salles

Conhecidos por doar para campanhas de esquerda e centro-direita, os irmãos João e Walther Moreira Salles são filhos de Walther Moreira Salles, fundador do Unibanco (que depois se fundiu ao Itaú). Eles mantêm ainda o Instituto Moreira Salles, tendo Walther como fundador e conselheiro e João como presidente.

Conforme resumo no site oficial, o instituto conta com “importantes patrimônios em quatro áreas: Fotografia, em mais larga escala, Música, Literatura e Iconografia”. “Notabiliza-se também por promover exposições de artes plásticas de artistas brasileiros e estrangeiros. E gosta de Cinema. Suas atividades são sustentadas por uma dotação, constituída inicialmente pelo Unibanco e ampliada posteriormente pela família Moreira Salles”.

No entanto, as doações para campanha são feitas via CPF, e não CNPJ, conforme determinado em lei.

Walther Salles Júnior aparece na lista da Forbes entre os cineastas mais ricos do mundo. Sua fortuna, hoje, é estimada em R$ 4,8 bilhões, conforme a Forbes.