Ex-ministro da Casa Civil viajou por onze estados no último semestre. Integrantes da legenda afirmam que ele não tem aval para fazer articulações em nome do partido

José Dirceu incomoda PT ao tentar fazer articulações políticas. | Foto: Gustavo Miranda

Dirigentes da alta cúpula do PT estão incomodados com as articulações realizadas pelo ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu. A informação foi publicada pelo jornal O Globo. Segundo o portal, Dirceu visitou onze estados no último semestre e promoveu encontros políticos.

Conforme publicou o jornal, internamente, os integrantes do PT acreditam que Dirceu se recusa a largar o posto de articulador político. Em outros tempos, a função no partido era exercida pelo ex-ministro. Agora, a legenda afirma que ele não tem aval para fazer negociações pela sigla.

Além de visitar governadores não petistas, o ex-ministro teria conversado com dirigentes de outros partidos que discutem apoio ao ex-presidente Lula na eleição de 2022. Mesmo incomodada com a articulação desautorizada, a legenda prefere não confrontá-lo.

Nas eleições de 2018, Fernando Hadad teve problemas com declarações feitas por Dirceu ao jornal El País. O ex-ministro foi desautorizado pelo candidato por dizer à imprensa que seria questão de tempo até “a gente tomar o poder”, declarou José Dirceu.

Sobre as viagens, Dirceu alega que são de cunho pessoal. Conforme informou O Globo, o ex-ministro afirmou que sempre viaja para fazer visitas e palestras e não fala em nome da direção do partido.

Dirceu foi preso por duas vezes na Operação Lava-Jato. Atualmente, recorre em liberdade. Em 2019, deixou a cadeia, assim como Lula.

Com informações do Jornal O Globo