Novo serviço do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) permite que micro e pequenas empresas tenham acesso a crédito de instituições financeiras parceiras de forma facilitada. A instituição anunciou o serviço BNDES Crédito Digital na última terça-feira, 5.

Em nota, o Banco afirma que “Sicredi e BTG já iniciaram a operacionalização da nova solução em suas plataformas digitais”. Para conseguir o crédito, os empreendedores devem fazer a  solicitação pelos aplicativos das instituições parceiras, ou por meio dos respectivos bancos digitais.

O BNDES definiu uma taxa fixa a partir de 1,49% ao mês para os financiamentos, com prazos de até 60 meses. Dessa forma, conforme prevê a instituição bancária, existe flexibilidade para a aplicação dos recursos na compra de insumos, no pagamento da folha de pessoal e também em investimentos com parcelas em valores previsíveis. A contratação do financiamento leva apenas alguns minutos e o dinheiro é enviado ainda na mesma data. 

 “Pela primeira vez, a oferta de soluções do banco será visualizada diretamente pelo cliente final, o que aumentará substancialmente a visibilidade da marca do BNDES junto ao segmento das micro e pequenas”, afirma o Banco em seu comunicado oficial. Para a instituição, o programa é uma forma de democratização do acesso ao crédito. 

O investimento aplicado no novo serviço está na casa do R$1 bilhão e a expectativa é de que as instituições financeiras credenciadas iniciem as operações já nos próximos meses. Também está prevista a integração de outros produtos do Fundo Garantidor para Investimentos (FGI), no intuito de aumentar as chances de aprovação do crédito, complementando as garantias oferecidas pelas empresas.

Leia também: BNDES disponibiliza mais de R$ 66 bilhões para Plano Safra 2024/2025

Novo título de renda fixa: BNDES celebra aprovação da LCD no Congresso