Dilma sobre afastamento de Cunha: “Antes tarde do que nunca”

Presidente lamentou que decisão não tenha sido concedida antes do peemedebista ter aceitado abrir processo de impeachment contra ela

Foto: Lula Marques / Agência PT

Foto: Lula Marques / Agência PT

A presidente Dilma Rousseff comentou, nesta quinta-feira (5/5), a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que afastou Eduardo Cunha (PMDB-RJ) de seu mandato de deputado federal e de presidente da Câmara dos Deputados. Para ela, a liminar veio tardiamente, mas, ainda assim, deve ser comemorada: “Antes tarde do que nunca”, afirmou ela.

“A única coisa que eu lamento, mas eu falo ‘antes tarde do que nunca’, é que ele tenha presidido, na cara de pau, o lamentável processo na Câmara”, afirmou ela, se referindo ao pedido que pede sua saída do cargo de presidente da Republica, durante cerimônia de início da operação comercial da Usina Hidrelétrica de Belo Monte.

Dilma também voltou a acusá-lo de ter aceitado abrir o pedido por “chantagem”, depois de os deputados do PT terem votado pela abertura do pedido de afastamento de Cunha na Comissão de Ética da Câmara. “Ele pediu ao governo votos para impedir o seu próprio julgamento no Conselho de Ética na Câmara. Nós não demos esses votos e ele deu início ao processo. É um claro desvio de poder”, acusou ela.

A presidente também atacou abertamente Cunha ao lembrar os motivos que o levaram a se tornar réu no STF:  “Eu não tenho conta no exterior. Nunca usei dinheiro público para a minha fortuna, o meu prazer, o meu conforto. Nunca”. “E não têm como me acusar porque já me investigaram de tudo o quanto é jeito”, defendeu.

Além de falar de Cunha, Dilma também criticou Temer, alertando que ele pode cortar os gastos em programas sociais do governo. “Quem sentar na minha cadeira vai ter que prestar conta para vocês. Eles dizem que não se pode gastar o que estamos gastando com os pobres, com a Bolsa Família (…) Eles não têm votos para pedir para a população brasileira engolir o que eles querem. Estão fazendo uma eleição indireta travestida de impeachment”, alertou.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.