Dilma diz ao TSE que nunca se envolveu em corrupção

Advogados afirmam que todos os recursos utilizados na campanha de Dilma foram declarados e acusam PSDB de usar a Justiça Eleitoral politicamente

| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Advogados da presidente devem protocolar ainda hoje no STF | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Os advogados da presidente Dilma Rousseff devem protocolar quinta-feira (18/2) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a defesa na ação de investigação em que o PSDB pleiteia a cassação do mandato da presidenta e do vice, Michel Temer. No documento, os advogados afirmam que todos os recursos utilizados na campanha de Dilma foram declarados e acusam o PSDB de usar a Justiça Eleitoral politicamente.

De acordo com a defesa da presidente, o PSDB pretende obter no TSE “aqueles inúmeros votos que não conseguiu nas urnas”. A ação da legenda foi protocolada no ano passado na corte eleitoral. O partido alega que há irregularidades fiscais na campanha relacionadas a doações de empreiteiras investigadas na Operação Lava Jato. Não há data para julgamento do processo.

“O que interessa é deixar absolutamente claro que não há, e jamais haverá, qualquer afirmação ou informação, nem em depoimentos, nem em termos de colaboração premiada, de que Dilma Rousseff tenha qualquer participação direta ou indireta em atos de corrupção para obtenção de doações eleitorais, seja no âmbito da Operação Lava Jato ou de qualquer outra investigação.”, afirma a defesa.

Sobre os recursos utilizados na campanha, os advogados disseram que foram tomados os cuidados sobre as fontes vedadas por lei.

“Por isso, se o doador obteve recursos de forma ilícita, como alegam os autores [PSDB], essa ilicitude não se projeta sobre o donatário, tornando-o partícipe confesso, até porque, repita-se, na hipótese, as empreiteiras doaram recursos para quase todas as campanhas mais importantes e de forma substancial para a campanha dos autores”.

Na manifestação, os advogados sustentam que empreiteiras investigadas na Lava Jato também fizeram doações para a campanha do PSDB. De acordo com levantamento da defesa de Dilma, o partido recebeu 31,38% do total de receitas de doações de empreiteiras citadas na investigação. Além disso, a peça cita que o candidato à Presidência do partido, senador Aécio Neves, ao contrário de Dilma, foi citado em depoimentos de investigados.

“Sendo assim, como se falar em abuso do poder econômico? E mais, como se cogitar de benefício eleitoral apenas para os réus Dilma Rousseff e Michel Temer? E para os demais candidatos? Também eles não receberam recursos das mesmas empreiteiras?”, questiona a defesa.

Na defesa entregue semana passada ao TSE, os advogados do vice-presidente Michel Temer alegaram que doações declaradas de empresas que têm capacidade para contribuir não são caixa 2 e dizem que o PSDB recebeu doações das mesmas empresas. Dessa forma, no entendimento dos advogados, não houve “uso da autoridade governamental” por parte da presidenta e do vice-presidente.

Uma resposta para “Dilma diz ao TSE que nunca se envolveu em corrupção”

  1. Avatar Epaminondas disse:

    Dilma não é corrupta. Ela só é fabulosamente incompetente e burrice, como se sabe, não é crime.

    Infelizmente.

    A defesa de Dilma se ancora que o adversário que perdeu o páreo correu dopado. Não é brilhante? Deve ter prova disto aí, já que tem um troço chamado “ônus da prova”. O PT guardou todo este tempo a evidência do crime e não vê problema nisto.

    “As empreteiras também doaram ao PSDB”, outra parte da brilhante tática de defesa. Poisé, depois que o PT institucionalizou que apenas quem doasse para campanha teria contratos com governo, o que sobra para as empreteiras senão fazer o jogo duplo e continuar? O PT tenta se esquivar que ele criou o maior e mais duradouro proprinoduto da história da federação e agora reclama do seu adversário tomar parte disto.

    Mas o pior mesmo é que Aécio, Alckmin e provavelmente, Marconi irão se compadecer com a pobre Dilma e pedir investigações severas… no PSDB. É, Dilma, aproveite a janela de desfiliação e se filie no PSDB. Eles já estão, há tempos, de braços abertos. E ali você encontrará mais apoio do que dentro do PT.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.