Dilma cai em pesquisa de intenção de votos e Aécio cresce 1,6%

O levantamento tem nível de confiança estimado de 95% e margem de erro máxima de 1,4 ponto porcentual

A Revista IstoÉ divulgou neste sábado (14/6) uma pesquisa feita pelo Instituto Sensus onde a presidente Dilma Rousseff (PT)  caiu de 34% das intenções de voto em abril para 32,2% em junho.

Além do declínio da candidatura de Dilma Rousseff a pesquisa apontou que Aécio Neves, presidenciável do PSDB, subiu 1,6 % na intenção de votos, de 19,9% para 21,5%. A dupla Eduardo Campos e Marina Silva “continua patinando”, conforme cita a publicação online da pesquisa. A intenção de votos para a dupla oscilou negativamente de 8,3% para 7,5%, variação dentro da margem de erro de 1,4 ponto porcentual.

O diretor da pesquisa, Ricardo Guedes Ferreira Pinto, afirma que as variações não são grandes. “Mas são significativas na medida em que traduzem uma migração de votos para a oposição. Esses dados, embora ainda bastante discretos, indicam que a candidatura de Dilma pode estar começando a perder votos para Aécio”.

No mesmo cenário, o pastor Everaldo Pereira (PSC) se manteve com 2,3% das intenções de voto, Mauro Iasi (PCB) saiu de 0,3% para 1,7%, Eymael (PDC) ficou com os mesmos 0,4% de abril e Levy Fidelix (PRTB) oscilou de 0,1% para 0,2%. Randolfe Rodrigues (PSOL), que retirou ontem seu nome da disputa presidencial em favor de Luciana Genro, oscilou de 1,0% em abril para 0,9%. Brancos, nulos e indecisos caíram de 33,9% para 28,8%.

A pesquisa foi feita entre 26 de maio e 4 de junho e ouviu 5.000 eleitores em de 24 Estados do país. O levantamento tem nível de confiança estimado de 95% e margem de erro máxima de 1,4 ponto porcentual. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo BR-00161/2014.

mi_189103667779799

Foto: Divulgação Revista IstoÉ

1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

enilson

Oscilações dentro da margem de erro… e pra completar, a outra pesquisa com os candidatos que de fato disputarão a corrida presidencial aponta queda de apenas um por cento… mas a manchete induz a outro entendimento… fica difícil construir credibilidade com pequenas manipulações desse jeito…

Jefferson Ferreira

Não sei o que você quer dizer como “manipulação” mas o título da pesquisa está bem claro. Dilma cai, Aécio Sobe. Qual a surpresa disso. O importante de fato é que a PresidentE vai cair ainda mais e Um dos dois candidatos da oposição irá sair vitorioso. Não vejo outro resultado possível. Ademais não foi queda de um porcento apenas, foram sucessivas quedas que desencadearam esse resultado. Indubitavelmente o Governo do PT já não apresenta bons resultados. O que ao meu ver é ÓTIMO para o país. Você há de convir comigo que esse Governo se afigura em queda e… Leia mais