Dieta do brasileiro tem sal em excesso e frutas em escassez, segundo IBGE

22 agosto 2020 às 16h53

COMPARTILHAR
Pesquisa ainda revela que brasileiros consomem mais café do que cerveja e que alimentação fora de casa deteriorou qualidade da dieta do brasileiro

Segundo dados divulgados pelo pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira, 21, os brasileiros bebem em média cinco vezes mais café do que cerveja e refrigerante. Mais da metade da população consome sódio em excesso, menos frutas e legumes do que deveria e segue com o arroz e feijão como prato indispensável na dieta.
A Pesquisa de Orçamentos Familiares de 2017/2018: Análise do Consumo Alimentar Pessoal no Brasil revelou que 78,1% dos entrevistados consumiram café pelo menos uma vez nas 24 horas antes do questionário. Enquanto o café é ingerido em média 163,2g/dia por pessoa, outras bebidas como sucos somam 124,5 g/dia, os refrigerantes alcançam 67,1g/dia, o chá fica em 48,4g/dia e a cerveja chega a 34,7g/dia.
A quantia, entretanto, ainda está em metade do máximo recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 300 ml de cafeína por dia – duas a três xícaras de café. Ainda segundo o IBGE, o consumo de café supera até o de arroz e feijão, que são consumidos juntos com uma frequência de 76,1%.
A pesquisa afirma que o consumo de fibra na alimentação dos brasileiro sofreu redução desde 2008. Entre as proteínas, a carne bovina ocupa 38,2% dos lares, com média de 50,2g/dia por pessoa.
O instituto afirma que é possível verificar a deterioração da qualidadee da dieta dos brasileiros através do consumo de sódio. Mais da metade (53,5%) da população ingere sal acima do limite saudável categorizado pela OMS. O índice é ainda mais elevado em homens adultos (74,2%).
O IBGE afirma que um dos elementos que mais contribuem para o sódio em excesso é a alimentação fora de casa do brasileiro, caracterizada por refrigerantes, cerveja, salgados fritos e assados, bebidas destiladas, salgadinhos industrializados e bolos.