Diante de problemas em viadutos de Goiânia, projeto institui política de segurança de obras

Um relatório do Crea alerta que quase 80% das pontes e viadutos da Capital apresentam problemas estruturais

O vereador Cabo Senna (Patriota) apresentou um projeto de Lei que institui a Política de Segurança de Obras de Arte Especiais no Município de Goiânia. Segundo o texto, o objetivo é “criar condições para o efetivo controle, análise, vistoria, inspeção e monitoramento das obras de arte especiais, com base na fiscalização, orientação e correção das ações de segurança” de pontes, trincheiras, viadutos e passarelas. 

A iniciativa do projeto foi baseada no Relatório de Vistoria das Obras de Arte Especiais de Goiânia 2019, elaborado pelo Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-GO). O relatório expõe que cerca de 80% das pontes e viadutos de Goiânia apresentam problemas estruturais.  

“Para evitar desastres na Capital, chamamos a atenção da prefeitura de Goiânia, para que façam a manutenção dessas pontes, porque não queremos que pessoas morram por negligência”, disse o vereador.

O documento afirma que a maioria dos acidentes relacionados às obras de arte especiais está diretamente ligada à falta de manutenção e medidas preventivas de conservação da infraestrutura. A falta de manutenção preventiva também gera vários transtornos aos usuários e à sociedade como um todo, com possíveis danos à integridade física, perdas materiais e econômicas, redução do comércio local, redução da mobilidade urbana, aumento dos trajetos de deslocamento, além de perda de horas produtivas em engarrafamentos de trânsito.

O trabalho de vistoria técnica foi realizado por um grupo multidisciplinar de engenharia colaborativa, composto por profissionais do Crea-GO, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia do Estado de Goiás (Ibape-GO) e consultores independentes.

O vereador Oséias Varão, líder do prefeito Iris Rezende na Câmara Municipal, afirma que, ao longo de dois anos, a administração se preocupou em organizar as contas públicas para, enfim, obter a capacidade de conseguir um empréstimo.

O tesouro nacional autorizou a liberação de um financiamento na ordem de R$ 780 milhões por meio da Caixa Econômica Federal. Varão afirma que “a partir de agora, Goiânia vai se transformar em um canteiro de obras”. Dentre as obras previstas está a conclusão de todos os Cmeis, o asfaltamento de todos os bairros habitados que ainda não são asfaltados, a construção de 3 viadutos e a troca do asfalto de mais de 600 quilômetros na cidade.  

No entanto, Cabo Senna discute que, enquanto novas obras são anunciadas, os viadutos permanecem sem manutenção.

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