Na ocasião, foi entregue Medalha Dom Pedro II ao prefeito de Trindade, Marden Jr (Patriota) e Gabriela Machado Tejota

Representando o governador Ronaldo Caiado (UB), o vice-governador Lincoln Tejota (UB) participou de eventos em comemoração ao Dia Nacional do Bombeiro. A cerimônia, com festa, música e entrega de medalhas, ocorreu no quartel do Comando-Geral do Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás (CBM-GO), no Jardim América, em Goiânia.

Tejota citou os investimentos realizados pelo Estado na corporação. De acordo com ele, apenas em equipamentos para salvamento, foram investidos mais de R$ 24 milhões, entre drones e equipamento para socorro em emergências respiratórias. Coordenado pelo próprio vice-governador, o programa ‘Goiás de Resultados’ criou três novas unidades da corporação para as regiões Norte e Noroeste da Região Metropolitana de Goiânia, quando foram também adquiridas 50 ambulâncias para resgate.

“Mas o maior investimento que podemos fazer, o mais importante, é no patrimônio humano”, afirmou Tejota, emendando que o Governo de Goiás autorizou a abertura de concurso para 612 novas vagas e proporcionou a criação de 621 novos cargos, com investimento de R$ 920 milhões. “Estamos realizando neste momento a maior promoção já acontecida na história do Corpo de Bombeiros e tudo isso porque nós sabemos que esses homens e mulheres merecem. Abrimos o quadro, são mais de 600 funções que vão servir para que possamos levar essa corporação para mais municípios e regiões onde o trabalho de vocês é tão necessário”, destacou Lincoln Tejota.

Maior condecoração da corporação, a Medalha Dom Pedro II, destinada a agraciar as instituições, autoridades e pessoas que tenham prestado relevantes e notáveis serviços ao Corpo de Bombeiros, foram entregues a oficiais e civis, entre eles, o prefeito de Trindade, Marden Júnior, e a diretora legislativa da Câmara Municipal de Goiânia, Gabriela Machado Tejota, que recebeu a honraria das mãos do esposo.

A data

A data relembra que em 2 de julho de 1856, o Imperador D. Pedro II assinou o Decreto Imperial n. 1.775, que regulamentou, pela primeira vez no Brasil, o serviço de extinção de incêndio. Naquela época, ao sinal de incêndio, o badalar dos sinos alertava homens, mulheres e crianças que ficassem em fila e, do poço mais próximo, passavam baldes de mão em mão, até chegarem ao local que estivesse em chamas. Para oficializar a importância da profissão bombeiro, por decreto do presidente Getúlio Vargas, de 1954, foi instituído o 2 de julho como Dia Nacional do Bombeiro, em atendimento às demonstrações de agradecimento do povo brasileiro pelas frequentes provas de valor e bravura dos integrantes das Corporações de Bombeiros Militares.