No Dia Nacional de Combate ao Câncer, INCA lança Atlas de Mortalidade pela doença

A ferramenta on-line auxilia a difusão e fomenta a discussão sobre a doença

No dia 27 de novembro de 1998, o Ministério da Saúde com o objetivo de espalhar para os brasileiros conhecimentos sobre o câncer e, assim, prevenir a doença, instituiu o Dia Nacional de Combate ao Câncer.

Em prol da data, o Instituto Nacional de Câncer – José Alencar Gomes da Silva (INCA) lançará, nesta sexta-feira (28/11), o Atlas de Mortalidade por Câncer. A versão 2014 é uma ferramenta virtual que permite visualizar e analisar dados sobre a mortalidade devido ao câncer.

Segundo informações do site, gestores da saúde, pesquisadores, acadêmicos e profissionais de comunicação poderão ter acesso ao espaço virtual, que consiste o Atlas, e, assim, obter dados sobre a doença e suas variáveis associadas ao estilo de vida, condições ambientais e diferença populacional.

Online, o Atlas utilizou o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde como base. Assim, será possível observar a série histórica de óbitos registrada pelo Sistema até 2012 e, assim, compreender a doença em diferentes regiões do país.

O INCA ressalta a ferramenta por auxiliar a difusão e fomentar a discussão sobre a doença – o objetivo do Dia de Combate ao Câncer. Além disso, o Instituto realizará um evento para apresentação da ferramenta. Profissionais comentarão o contexto da criação do Atlas e quais o modo de uso da ferramenta. A primeira versão foi impressa, lançada em 2002.

Deixe um comentário