Dia Mundial da Troca aumenta movimento do comércio em Goiânia

Dia 26 de dezembro é a data preferida por clientes para trocar presentes natalinos e resgatar vales-presente

Shopping Flamboyant é uma referência no comércio goianiense | Foto: Divulgação

No mercado de todo o mundo, o dia 26 de dezembro é reconhecido como o Dia Mundial da Troca. Nesta data, pessoas que receberam seus presentes natalinos no tamanho errado ou que preferem outro produto se dirigirem às lojas para efetuarem a troca, bem como para resgatar seus vales-presente. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, lojistas não são obrigados a trocar um produto que não apresente falha, mas o gesto é sinal de gentileza que raramente é recusado pelos gerentes dos empreendimentos.

Em países como o Reino Unido e o Canadá, a data é conhecida como “Boxing Day” e representa um dos dias mais movimentados do comércio. Neste 2020, devido à crise do novo coronavírus (Sars-CoV-2), o comércio e a economia sofreram restrições sanitárias – lojas não-essenciais de Londres encontram-se fechadas, e a maior província do Canadá está em um severo lockdown para evitar um aumento “catastrófico” do número de casos de Covid-19, conforme afirmou Doug Ford, premier de Ontário.

Em Goiânia, entretanto, o comércio funciona normalmente. A Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg) estimou o fechamento do ano de 2020 com alta de 2,5% das compras no varejo, impulsionadas pelas festas de fim de ano. A alta representa uma melhora em relação ao resto do ano, mas os números são menores do que os de 2019, em função da crise econômica em decorrência da pandemia de Covid-19.

A alta de 2,5% pode ser explicada pela injeção do 13° salário na renda do brasileiro, do auxílio emergencial, e na facilidade do comércio online – que não enfrenta as barreiras sanitárias impostas pela Covid-19. Segundo levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), 9% dos consumidores realizaram alguma compra nesta semana do Natal. O dado se aproxima dos 10% registrados no ano passado.

Reynaldo Abreu Filho, superintendente de operações do Flamboyant Shopping, afirmou que o fluxo de clientes no mês de dezembro foi muito positivo neste centro comercial. “Hoje, dia 26, é quando os clientes aproveitam para fazer as trocas de presentes de natal, e essa movimentação deve se estender até o fim do mês.”

Segundo o superintendente, nos dias finais de dezembro é tradicional a prática do “saldão”, onde os clientes podem aproveitar descontos de até 70% em alguns produtos nas lojas, que estarão abertas. “A expectativa é de que encerramos o ano com o mês de dezembro até mesmo positivo em relação ao mesmo período de 2019”, disse Reynaldo Abreu Filho. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.