Você é fã de tecnologia, jogos eletrônicos ou de tabuleiro, história em quadrinhos, mangás, animes, livros e filmes? Se a resposta for sim, saudações, você é nerd!

Nesta quinta-feira, 25, o Dia do Orgulho Geek, também conhecido como Dia do Orgulho Nerd, é comemorado em todo o mundo. A data foi criada para todos os nerds e geeks celebrar sua cultura excêntrica.

Singulares

No senso comum, os nerds são consideradas pessoas extremamente inteligentes, estudiosas, com poucas habilidades sociais — principalmente com o sexo oposto — e visual ‘brega’ com clássicos óculos e roupas um tanto fora de moda.

Esta é a descrição que predomina no imaginário popularesco e que inclusive foi bastante disseminada em filmes, novelas e séries nos 1980.

Apesar do estereotipo, é preciso perceber que a popularização atingiu a cultura nerd e os preconceituosos acabaram entrando na moda e hoje alguém que adora ‘Black Mirror’ como você e eu pode ser um ‘babaca’ preconceituoso.

Para desmistificar esse preconceito, um bom exemplo é o engenheiro Steve Wozniak, criador do celular da maça, ou melhor da Apple. Então, se depois dessa informação você continua com seu rótulo, descarte seu ‘aparelho da maçã’.