Dia das crianças: O que fazer? Nós te ajudamos!

Em tempos de pandemia, a comemoração de Dia das Crianças exige mais criatividade e menos saída de casa. O Jornal Opção separou algumas dicas de como tornar a data especial para a criançada

Com a pandemia, o Dia das Crianças promete ser diferente neste ano de 2020. Um exemplo disso, é que acordo com levantamento da Associação Nacional de Lojistas de Shoppings (Alshop), a maioria dos consumidores pretendem comprar os presentes dos filhos em lojas online.

Além disso, locais que em anos anteriores eram pontos de programação especial para a garotada, neste ano provavelmente estarão fechados em decorrência da pandemia. Então, os pais deverão buscar alternativas criativas para agradar a criançada e não deixar data passar em branco ou ser sem graça.

1 – Parques

Como dificilmente neste ano haverá programações especiais para as crianças em locais fechados, os passeios em parques da capital podem ser uma boa alternativa. Nestes locais ainda é possível manter um certo distanciamento social e, claro, fazer uso de máscaras.

Um piquenique entre a família no parque pode ser uma excelente alternativa para curtir um dia leve e ao ar livre. Ainda dá para levar um patins ou patinete, uma bola, livro ou algum joguinho de tabuleiro para entreter depois do lanche.

2- Paintball

Os locais de paintball funcionam com hora marcada, por isso é uma excelente alternativa para a criançada se divertir apenas em contato com seu grupo pequeno de pessoas, sem aglomerações e riscos desnecessários. Procure um local que abra durante o feriado e agende seu horário com os filhos.

3- Espetáculo Luas e Luas, do Grupo Zabrieskie

Em cartaz há mais de 20 anos, o espetáculo Luas e Luas, do Grupo Zabrieskie, será transmitido no YouTube do dia 12 de outubro, às 20h. Apenas neste ano, a peça foi ao ar na plataforma por seis vezes.

De acordo com o ator Alexandre Augusto, que interpreta o palhaço Juca Mole, o espetáculo teve de sofrer modificações para chegar às telas dos computadores. “fizemos toda uma preparação técnica de câmera, iluminação e sonorização para poder fazer a live com o mínimo de qualidade técnica possível”, contou.

No roteiro, Juca Mole e Ana Banana (Ana Cristina Evangelista), devem criar experimentos mirabolantes para atender ao desejo da boneca Letícia: ganhar a lua.

4- Museu On-line

O Museu Oscar Niemeyer (MON) preparou a atividade Fenaquistóscópio, direcionada para crianças. Nela, os pequenos são instruídos a construírem um brinquedo óptivo similar ao cata-vento. A atividade ocorre no dia 14, pelo site do MON. Clique aqui para saber mais.

5- Caça ao presente

Uma forma divertida de entregar o presente que você comprou para seu filho ou filha para o Dia das Crianças, é criar um desafio para que encontre o presente. Uma dica é que você esconda o objeto em algum lugar que a criança não vá descobrir logo de cara, mas que seja de acesso simples para alguém do tamanho e idade dela.

Escreva cinco cartinhas, cada uma indicando onde encontrar a próxima e aproximando a criança cada vez mais do local onde o presente está escondido. Não precisa ser nada muito complexo para não frustrar a criança, mas dê a ela algo que seja desafiador o bastante para que ela se sinta vitoriosa ao final da brincadeira.

Na última cartinha, deixe mais claro onde encontrar o objeto escondido. Comemore com ela quando ela conseguir desvendar o mistério!

6- Cinema em casa

Para assinantes das plataformas de streaming, ótimas opções de desenhos e filmes infantis estão disponíveis. A dica é colocar uma pipoca para estourar na panela e fazer uma limonada para refrescar. Peça ajuda da criança para preparar a comida e supervisione durante todo o tempo que estiverem na cozinha.

Depois de tudo pronto, é só escolher o filme e curtir um cineminha em casa. Se você é assinante da Amazon, a nossa dica é: O Fantástico Sr. Raposo, Hey Arnold! – O Filme e Bon Voyage, Charlie Brown. Já para quem é assinante da Netflix, a plataforma adicionou uma página de filmes exclusiva para o Mês das Crianças. Lá é possível encontrar vários filmes da saga de Harry Potter, Scooby Doo, além das delicadas animações asiáticas Meu Amigo Totoro e A Viagem de Chihiro.

7- Criança na cozinha

Experimente fazer receitinhas fáceis com as crianças na data. Além de estimular o desenvolvimento, fazer com que ela participe de uma atividade doméstica e se sentir útil, vocês também vão poder se deliciar juntos com algo saboroso. É importante que as crianças estejam sob supervisão 100% do tempo em que estiverem na cozinha para evitar acidentes.

O Jornal Opção separou três receitas fáceis para as mamães e papais testarem juntos com as crianças. Confira:

O brigadeirão de caneca, além de levar apenas quatro ingredientes, é feito no micro-ondas, evitando que as crianças tenham contato com fogo. Uma das comidas mais fáceis de serem feitas é o sorvete. Além de não precisar ir ao fogo, leva pouquíssimos ingredientes e nunca dá errado. Encontramos essa página que oferece pelo menos cinco receitas diferentes de sorvetes para fazer nesse calorão com a criançada.

Essa receita já é mais complexa e precisa de um adulto à frente de todo o processo, principalmente quando o forno entra em ação. A criação da massa pode ser toda realizada pelas crianças sob orientação de um responsável. O cookie tradicional americano é uma das receitas mais amadas e leva no máximo 40 minutos para ficar pronto.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.