Dia D de vacinação contra Influenza é realizado neste sábado

Objetivo é atender pessoas que compõem grupo de risco, mas que não podem comparecer às unidades de vacinação na rotina normal

Foto: Reprodução

É realizado, neste sábado, 4, o Dia D de vacinação contra Influenza em todo o País. A campanha é realizada pelo Governo Federal anualmente, e é voltada a pessoas mais vulneráveis ao vírus da gripe. Neste ano, a campanha começou no dia 10 de abril e vai até 31 de maio.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, até o mês de março já foram notificados 232 casos de influenza e a morte de 50 pessoas no País. A previsão é que mais de 41 mil postos de saúde permaneçam abertos em todos os Estados ao longo do dia, a maioria no período entre 8h e 17h.

Poderão ser imunizadas crianças com idade entre seis meses e menores de seis anos; grávidas em qualquer período gestacional; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; povos indígenas; idosos; professores de escolas públicas e privadas; pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

Para receber a dose da vacina deve-se levar o cartão de vacinação e um documento de identificação (RG ou CNH). Os portadores de doenças crônicas ou outras condições clínicas especiais precisam apresentar uma prescrição médica. Já os pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS deverão se dirigir aos postos em que estão registrados. Os professores e profissionais de saúde devem levar contracheque ou crachá.

O Dia D é a oportunidade para aquelas pessoas que não conseguem vacinar-se na rotina da unidade, e precisam de um horário especial. Vale lembrar que é de extrema importância receber uma nova dose anual da vacina, já que sua composição muda de acordo com o vírus circulante.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.