Neste sábado, 20, acontece o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação nacional. Postos de vacinação em todos os estados e Distrito Federal oferecerão os 18 imunizantes do calendário, que previnem doenças contra tuberculose, poliomielite, sarampo, rubéola, caxumba, e outras. 

A meta da campanha é imunizar 95% do público de 11,5 milhões de crianças de um a quatro anos de idade. A cobertura vacinal brasileira tem caído, o que fez com que Goiás tenha vacinado apenas 66,2% da população alvo na média dos últimos seis anos. O estado já foi o que mais vacinou no país, em 2011.

Os imunizantes foram responsáveis por reduzir o número de casos de sarampo no mundo de 854 mil em 2000 para 150 mil em 2020, e de caxumba de 544 mil para 270 mil no mesmo período. Em 1990, quase 12 milhões de crianças morreram por infecções que poderiam ser evitadas. Por meio da vacinação, o número caiu para 5,5 milhões em 2017. Entretanto, segundo estimativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o número de crianças vulneráveis a doenças evitáveis quase dobrou de 2010 para a data atual, saltando de 14,5 milhões de crianças vulneráveis uma década atrás para 23 milhões hoje.

Agenda de vacinação

A mobilização nacional começou no último dia 8 de agosto e vai até 9 de setembro. Ao todo, envolve cerca de 40 mil postos de vacinação do SUS de todo País. 

Para as crianças, estão disponíveis os imunizantes para Hepatite A e B; Penta; Pneumocócica 10 valente; Vacina Inativada e Vacina Oral Poliomielite; Vacina Rotavírus Humano; Meningocócica; Febre amarela; Tríplice viral; Tetraviral; Tríplice bacteriana; Varicela e HPV quadrivalente. Já para os adolescentes de até 15 anos, as vacinas são de HPV, febre amarela, tríplice viral, hepatite B, dTpa e Meningocócica conjugada.