Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação acontece neste sábado (24)

Doses vão estar disponíveis em 67 unidades em Goiânia; expectativa da SMS é que crianças e adolescentes tenham cartões de vacinação atualizados

A Campanha Nacional de Multivacinação, iniciada na última segunda-feira (19/9), chega neste sábado (24) ao seu Dia “D”. O objetivo é convocar pais e responsáveis a levarem todas as crianças menores de cinco anos e adolescentes com idade entre 9 e 15 anos incompletos para iniciar o esquema vacinal ou completar as doses que estiverem pendentes.

De acordo com a gerente de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em Goiânia, Grécia Pessoni, os cartões de vacinação de crianças e adolescentes ficam desatualizados e, por isso a campanha é importante. “As diferenças dos resultados nas coberturas vacinais e em especial o ressurgimento de algumas doenças, a exemplo da coqueluche e do surto de sarampo e caxumba ocorridos nos anos de 2014 a 2016, requerem estratégias adicionais para o resgate e vacinação dos não imunizados”, explicou.

A gerente de imunização ressaltou ainda a importância de que a campanha chegue a todas as pessoas que precisam se vacinar.“Dessa maneira, vamos melhorar as coberturas vacinais para que as doenças imunopreveníveis continuem controladas ou erradicadas”. Os pais devem levar a caderneta de vacinação para que possa ser avaliado quais vacinas as crianças e adolescentes devem receber.

 

 

O Dia “D” é também uma oportunidade para que as famílias beneficiárias do Bolsa Família possam realizar o acompanhamento de saúde necessário para manutenção do benefício. Por isso, os profissionais das unidades de saúde estão preparados para realizar o atendimento às famílias. Também está sendo aplicada suplementação de Vitamina A nas crianças de 6 meses a 5 anos de idade.

Em Goiânia, mais de 60 postos de saúde participam da campanha. Confira a lista.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.