Detranzinho vai duplicar atendimentos em 2017

Projeto de educação no trânsito para crianças é pioneiro no Brasil e já levou lições de conscientização a mais 23 mil alunos

Este slideshow necessita de JavaScript.

O ano letivo de 2016 foi de aprendizagem, entre outras coisas, sobre cidadania no trânsito, para mais de 23 mil crianças de 139 escolas públicas e particulares em todo o Estado de Goiás. O projeto Detranzinho, idealizado e realizado pelo Dentran-GO visa promover a cultura de um trânsito mais seguro e o objetivo para 2017 é ampliar a capacidade de atendimento, dobrando o número de equipes.

O presidente do Detran-GO, Manoel Xavier Ferreira Filho, afirma que o Detranzinho integra uma série de ações que vem sendo adotadas com o objetivo imediato de reduzir os índices de acidentes. “Estamos trabalhando para mudar uma cultura de prevalência da lei do mais forte, de supremacia do veículo. Isso, leva tempo. Queremos que o jovem evolua com a consciência de que as ruas devem ser compartilhadas de forma respeitosa entre pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas”, destaca Manoel Xavier.

O projeto é desenvolvido sem nenhum custo para os municípios. As escolas interessadas podem solicitar o programa, enviando ofício ao Detran-GO. A metodologia utilizada orienta e conscientiza as crianças em relação a segurança, meio ambiente, respeito à vida e compartilhamento das vias públicas.

No próximo ano, a educação para o trânsito terá papel de destaque nas políticas públicas da autarquia. “No próximo ano, queremos criar mais uma equipe voltada para o Detranzinho. Ampliando o número de alunos e de escolas atendidas”, ressaltao presidente do Dentran-GO.

Última visita

Com o encerramento do período letivo, a Escola Municipal Pedro Ludovico, em Cachoeira Alta foi uma das últimas a receber o Detranzinho neste ano. “Foi uma experiência muito válida para os alunos. Eles passaram a ter noção do que pode e do que é perigoso fazer no trânsito. Fizeram palestras em todas as salas e, com certeza plantaram uma semente que trarão bons frutos”, avalia o professor local, Eduardo Corrêa de Almeida.

O educador destaca o impacto pedagógico da metodologia utilizada pelo programa. “A parte teórica foi muito bem adaptada para cada faixa etária. A montagem da cidade com os quadrantes e a experiência com a maquete deixaram os alunos encantados. Esperamos contar com o programa aqui novamente no próximo ano”, destaca o professor.

Metodologia

Pioneiro no país, o Detranzinho leva conhecimento sobre trânsito a estudantes do ensino fundamental e médio, sensibilizando-os para a promoção de comportamentos seguros em suas comunidades. Para isso, conta com equipe capacitada e um micro-ônibus totalmente adaptado, que abriga atividades pedagógicas. Entre elas uma maquete de 6m2 construída com blocos de montar Lego, com as principais características das vias de uma cidade.

Na mini-cidade há carros guiados por controle remoto; semáforos computadorizados, estação de câmeras de monitoramento de tráfego e outros dispositivos automatizados. No interior do veículo, há monitores, nos quais os alunos podem acompanhar a movimentação na mini-cidade.

O projeto Detranzinho conta ainda com Minha Cidade Legal (um tapete pedagógico com seis quadrantes para que alunos de 4 a 6 anos sejam incentivados a montar de forma lúdica uma mini-cidade); e Cidade para Todos – Nível I e II. Nesse último estágio, os alunos são estimulados a construir uma cidade, focados na busca por soluções para maior segurança, acessibilidade, sustentabilidade e fluidez no trânsito.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.