Detran-GO retoma Balada Responsável

Fiscalização estava suspensa desde março devido à disseminação da Covid-19

Balada Responsável: ação do Governo de Goiás para incentivar a população a não beber e dirigir | Foto: Reprodução

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) volta a realizar blitzes da Balada Responsável a partir desta quarta-feira, 12, às 22 horas. A fiscalização estava suspensa desde meados de março devido à disseminação do novo coronavírus. A decisão de retomada se deu após o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar registrar aumento do número de acidentes de trânsito na Região Metropolitana de Goiânia.

Para resguardar a saúde dos abordados, o procedimento operacional da Balada Responsável vai sofrer alterações. As mesas dos servidores terão um distanciamento maior e os motoristas não descerão do veículo para ter os documentos checados. Os policiais militares utilizarão meios eletrônicos e não manusearão os documentos físicos dos condutores.

A consulta será feita utilizando o número da placa e do CPF. Caso seja detectada alguma irregularidade ou o condutor apresente sinais de embriaguez, ele será convidado a descer do veículo para fazer o teste do bafômetro.

Segundo o Detran, o etilômetro utilizado pelo Detran-GO possui bocal descartável com a tecnologia “one way”, o que elimina o risco de contaminação. Esse modelo não deixa o ar retornar ao bocal, evitando que o condutor aspire qualquer partícula presente no aparelho, que será higienizado a cada teste.

Uma resposta para “Detran-GO retoma Balada Responsável”

  1. Psoja disse:

    Como fica se o motorista está passando álcool em gel na mão e é parado numa blitz. Como explicar isso diante da autoridade?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.